terça-feira, novembro 11, 2025
InícioGERALDelegado que investigou queda de balão com oito mortos é exonerado em...

Delegado que investigou queda de balão com oito mortos é exonerado em Santa Catarina

Governo aponta infrações disciplinares e improbidade administrativa; defesa alega retaliação política

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O delegado Rafael Gomes de Chiara, responsável pela investigação do acidente com balão em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, foi exonerado do cargo pelo Governo do Estado. A decisão foi publicada no Diário Oficial na sexta-feira (7).

Chiara atuava na delegacia de Santa Rosa do Sul e conduziu o inquérito sobre o acidente, que deixou oito mortos e 13 feridos em junho deste ano. O procedimento foi concluído em outubro sem indiciamentos. Com a mudança, o delegado André Coltro assume a unidade policial do município.

Segundo o Governo de Santa Catarina, a demissão ocorreu por infrações disciplinares e ato de improbidade administrativa. Entre os pontos citados estão o uso indevido de um veículo apreendido em 2021 — que deveria ser empregado em ações contra o tráfico de drogas —, publicações ofensivas à Corregedoria da Polícia Civil e recusa em participar de uma sindicância.

- Continua após o anúncio -

O documento oficial aponta que o delegado utilizou o automóvel “para fins diversos” e em local distante da área de atuação, inclusive durante o período de férias. Além da exoneração, Chiara está impedido de exercer cargos públicos pelos próximos seis anos.

Em nota à imprensa, a defesa do delegado afirmou que a decisão representa uma retaliação política. Segundo os advogados, a exoneração ocorreu após Chiara recusar-se a realizar indiciamentos sem base legal no caso do acidente com balão. A defesa sustenta que o processo administrativo utilizado como base para a demissão havia sido instaurado em 2022 e estava “paralisado há anos”, sendo reativado somente após a divulgação do relatório final do inquérito.

O acidente

O balão de turismo caiu na manhã de 21 de junho, em Praia Grande (SC), após pegar fogo logo no início do voo, que transportava 21 pessoas. Segundo o relatório policial:

  • O extintor a bordo não funcionou;
  • O balão começou a perder altitude e alguns passageiros pularam — entre eles, o piloto;
  • Quatro vítimas morreram ao saltar de aproximadamente 45 metros;
  • Outras quatro morreram carbonizadas após o cesto despencar em chamas;
  • O primeiro relatório dos bombeiros foi emitido às 8h18.

Após a tragédia, os voos turísticos foram suspensos na cidade e retomados apenas em 2 de julho, com novas exigências de segurança.

Entre as vítimas estavam médicos, mãe e filha, casais e um patinador artístico, o que gerou grande comoção em todo o estado.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp