
A Defesa Civil de Santa Catarina está mantendo um monitoramento constante do nível da Barragem Norte, localizada em José Boiteux, que atingiu 96,5% de sua capacidade e está programada para verter ao longo desta sexta-feira, 13. Esse processo é conduzido de forma controlada e monitorada de perto por equipes técnicas especializadas.
O monitoramento técnico indica que falta apenas cerca de um metro para que a água armazenada atinja o vertedouro da barragem. Importante ressaltar que o vertimento de barragens é uma operação planejada, que não representa risco à segurança, mas sim uma medida de segurança para evitar sobrecarregar a estrutura.
A barragem em José Boiteux foi projetada estruturalmente para liberar o excesso de água de seus reservatórios através do vertedouro. A previsão é de que, com o término das intensas chuvas, a barragem deixará de verter em um curto espaço de tempo.
Este é um procedimento semelhante ao que já ocorreu com as barragens de Taió e Ituporanga, que conseguiram segurar até 125% do volume de seus reservatórios. Isso contribuiu significativamente para reduzir os níveis dos rios e minimizar os impactos das cheias na região do Vale do Itajaí.
Engenheiros da Secretaria de Infraestrutura realizaram uma vistoria técnica no local, confirmando a segurança de todas as estruturas da barragem de José Boiteux, que voltou a ser operada pelo Estado no decorrer deste ano.
Com a diminuição das chuvas, os níveis dos rios nas cidades vizinhas a José Boiteux, como Ibirama, Apiúna, Ascurra, Indaial e Blumenau, continuam a recuar, tendo uma tendência a permanecer nesse estado nos próximos dias. Mesmo com o vertimento da barragem, é previsto que o nível do rio em José Boiteux possa apresentar um aumento leve, mas que não representará qualquer risco de inundação para o município. A Defesa Civil continua a trabalhar incansavelmente para garantir a segurança da população.