
Na tarde desta terça-feira (21), a Defesa Civil de São Paulo divulgou um novo alerta de ‘chuva intensa’ para os municípios de Bertioga, São Sebastião e Ubatuba, no Litoral Norte do Estado. A região já registrou 46 mortos, em decorrência dos temporais que assolaram as localidades no sábado (18) e domingo (19).
“Chuva intensa se espalhando por Bertioga, S. Sebastião e Ubatuba. Tem raios. Atinge cidades vizinhas. Busque abrigo. Evite áreas abertas”, informou a Defesa Civil de São Paulo.
Acumulado de chuva em SP é o maior já registrado no Brasil
As fortes chuvas que atingiram o Litoral de São Paulo entraram para a história do Brasil. Conforme divulgou o governo do Estado nesta segunda-feira (20), com 682 milímetros, em 24h, o acumulado de chuva na região é o maior já registrado no país. Até o momento, a tragédia já deixou 46 mortos, 30 desaparecidos, mais de 1.730 desalojados e 766 desabrigados.
Conforme divulgou o governo de São Paulo, o acumulado de chuva no Estado superou da tragédia de Petrópolis, no Rio de Janeiro, em 2022 (530 milímetros de chuva em 24 horas) e o de Florianópolis, em Santa Catarina, em 1991(400 mm em apenas um dia).
“O acumulado de chuva nas cidades do Litoral Norte paulista passa a ser o maior registrado no Brasil. Para efeito de comparação, em 2022, Petrópolis (Rio de Janeiro) teve o acumulado de 530 milímetros de chuva em 24 horas. Antes, o maior índice havia sido registrado em Florianópolis (Santa Catarina), em 1991, com acumulado de 400 mm em apenas um dia”, informou o governo de São Paulo.