OUÇA AO VIVO

InícioGERALCosud: O Consórcio de Integração Sul e Sudeste e sua importância estratégica

Cosud: O Consórcio de Integração Sul e Sudeste e sua importância estratégica

Saiba mais:

Cosud: O Consórcio de Integração Sul e Sudeste e sua importância estratégica
Foto: Maurício Tonetto/Secom

Em um evento marcante realizado em São Paulo, os estados do Sul e Sudeste, responsáveis por cerca de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, deram um passo significativo com a formalização do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Com a presença de alguns dos mais proeminentes governadores do país, o evento consolidou a importância do consórcio na política e desenvolvimento brasileiro.

Uma união estratégica sem viés político

Liderado pelos governadores “presidenciáveis” da direita brasileira – Tarcísio de Freitas (São Paulo), Ratinho Junior (Paraná) e Romeu Zema (Minas Gerais) – o consórcio visa estabelecer um diálogo produtivo e desenvolvimento integrado entre os estados membros. Durante o evento, foi reforçado que o Cosud não é uma entidade com inclinações políticas, nem procura fazer contraponto ao governo de Lula.

Romeu Zema, alvo de críticas anteriormente por defender o consórcio contra supostos privilégios dos estados nordestinos, ressaltou que o Cosud foi criado para agregar valor e não para dividir.

- Continua após o anúncio -

Coordenação e temáticas do Cosud

Com uma presidência rotativa, o Cosud encontra-se atualmente sob a coordenação do governador Ratinho Junior, que não só enfatizou a importância do desenvolvimento sustentável, mas também apontou críticas para nações que acusam o Brasil em termos ambientais, defendendo que muitos desses países não têm cuidado adequadamente de suas próprias questões ambientais.

Outros participantes, como Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e a vice-governadora Marilisa Boehm (Santa Catarina), destacaram os recentes desafios climáticos, defendendo a criação de um fundo emergencial para lidar com os efeitos adversos do clima.

Histórico e implicações futuras

Fundado em 2019, o Cosud ganhou status oficial em 2023 após ser aprovado nas respectivas assembleias legislativas dos estados membros. Com a inclusão iminente do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, o consórcio fortalece sua posição como uma entidade poderosa e integrativa.

As discussões do consórcio não se limitam a questões políticas e ambientais. Durante o evento, temas como a integração dos sistemas de Segurança Pública entre os estados e políticas públicas de sustentabilidade foram destacados como áreas-chave para cooperação.

O Cosud representa uma nova era de colaboração e desenvolvimento para os estados do Sul e Sudeste. Ao promover a integração e cooperação entre seus membros, o consórcio não só reforça a importância destes estados no cenário nacional, mas também mostra que, através do diálogo e trabalho conjunto, o progresso é mais do que possível – é inevitável.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se