
O setor do agronegócio tem ganhado cada vez mais destaque no cenário econômico brasileiro, o que gera bastante curiosidade sobre o que o mercado de trabalho em Agronomia realmente reserva para os profissionais. Afinal, antes de ingressar em um curso superior, é importante saber quais são as oportunidades de carreira que ele oferece.
Com 10 semestres de duração, a graduação em Agronomia exige muita dedicação dos estudantes e um verdadeiro interesse pelo trabalho relacionado ao campo, tanto na agricultura quanto na pecuária. Além disso, é preciso ter afinidade com cálculos e com disciplinas específicas, como Biologia e Química. Para ajudar nesta decisão, a Uceff separou algumas infromações sobre o mercado de trabalho em Agronomia, confira!
Quais são as áreas de atuação para profissionais de Agronomia?
Engenheiros agrônomos encontram oportunidades nos setores público e privado, em órgãos do governo, fazendas, granjas, indústrias, institutos de pesquisa, instituições de ensino, entre muitos outros locais.
Situação do Mercado de trabalho
Em 2022, 18,97 milhões de pessoas atuavam no setor do agronegócio, segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). O número é o maior desde 2015 e representa 19,35% de toda a população ocupada no Brasil, o que demonstra o quanto essa área oferece muitas oportunidades e está em alta no mercado de trabalho.
Outro dado interessante é que o número de trabalhadores com ensino superior teve um aumento em 2022. O mesmo aconteceu com o número de empregados com carteira assinada, que teve um crescimento de 8,3% em relação ao ano anterior.
Média Salarial
Conforme a pesquisa do portal Salário, a remuneração média para Engenheiros Agrônomos fica em torno dos R$ 7.700,00. O valor varia a depender do nível de experiência do profissional e da área de atuação, entre outros fatores.
Como dá para perceber, o mercado de trabalho em Agronomia oferece ótimas oportunidades e salários. Por isso, você só precisa analisar o seu perfil de estudante, suas preferências e ambições para saber se essa carreira realmente é o caminho que você deseja seguir profissionalmente.