
O cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, conhecido por dirigir o documentário “Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia”, indicado ao Emmy Internacional, morreu na noite de terça-feira (23) na queda de um avião de pequeno porte em Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Outras três pessoas que estavam na aeronave também morreram.
Segundo informações da Polícia Civil, as vítimas foram identificadas como Marcelo de Barros, Luiz Fernando Ferraz, Rubens Crispim Jr. e Kongjian Yu. O grupo estava na região realizando gravações para um documentário. Após a queda, a aeronave pegou fogo, e todos foram encontrados sem vida pelos bombeiros. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.
Ferraz, que atuava na Olé Produções desde 2007, era reconhecido por seus trabalhos em documentários e produções de não-ficção. Além de “Dossiê Chapecó”, que analisou em profundidade a queda do avião da Chapecoense em 2016 e foi exibido internacionalmente, o cineasta também dirigiu obras como “All or Nothing: Seleção Brasileira de Futebol”, “O Incêndio do Museu Nacional” e “Explorer Investigation”.
O acidente ocorre quase nove anos após a tragédia que abalou o futebol mundial. Em 28 de novembro de 2016, o avião da LaMia que levava a delegação da Chapecoense para a final da Copa Sul-Americana caiu na Colômbia, deixando 71 mortos e apenas seis sobreviventes. A história de dor e reconstrução do clube ganhou repercussão internacional e foi tema do documentário dirigido por Ferraz.