Chuva provoca bloqueios em rodovias e alagamentos em cidades do Sul catarinense - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Chuva provoca bloqueios em rodovias e alagamentos em cidades do Sul catarinense

Morro da Fumaça foi um dos municípios mais atingidos. Cerca de 120 pessoas ficaram desalojadas.

A chuva que atingiu o estado na tarde de sexta-feira (24), provocou estragos em pelo menos 14 cidades, segundo levantamento divulgado pela Defesa Civil. Foram registrados pontos de alagamentos, desmoronamento de terra e rochas. Famílias ficaram desalojadas.

A Defesa Civil informou que após a intensificação de um ciclone extratropical na costa do sul do Brasil, a região do Litoral Sul de Santa Catarina enfrentou altos acumulados de chuva.  O que gerou ocorrências de alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

No momento, o ciclone já está um pouco mais deslocado em direção ao oceano, influenciando cada vez menos o nosso Estado  no decorrer do dia.

Acúmulo de chuva

Conforme a Defesa Civil, os maiores acumulados nas últimas 24h foram registrados nos municípios de Laguna, com 205 mm, Tubarão com 202 mm e Jaguaruna que registrou 132 mm.

Imagem: Divulgação Defesa Civil

Estragos

A Defesa Civil divulgou, na manhã deste sábado (25), um relatório parcial das ocorrências registradas em decorrência da chuva.

Criciúma

Conforme o órgão houve alagamentos por toda a área Central do município e no bairro Bela Vista. Na comunidade Quarta Linha Oito (08) famílias foram encaminhadas para abrigos. Comunidade Linha Batista permanecia isolada até o início da manhã de hoje devido a enxurrada. Na comunidade Primeira Linha uma ponte foi danificada pela força das águas isolando os moradores.

Forquilhinha

O Bairro Cidade Alta está completamente isolado devido à cheia do rio Sangão.

Siderópolis

Inúmeras ruas alagadas e foi registrada queda de árvore na Serra da Serrinha, SC 445.

Urussanga

Foram registrados inúmeros alagamentos e deslizamentos que foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil. Também foi registrado deslizamento na SC 108.

Morro da Fumaça

Segundo a Defesa Civil, um dos município mais afetado da Região foi Morro da Fumaça. Alagamentos foram registrados por todo o município. Foram encaminhadas para abrigos 120 pessoas, dois deles abertos pela Defesa Civil Municipal e o terceiro pela Igreja Quadrangular. Município estuda a possibilidade de decretação de Situação de Emergência.

Içara

Vários pontos de alagamentos também foram registrado. O bairro Vila Nova foi o mais atingido, com três famílias desalojadas.

Lauro Muller

No município foram registrados desmoronamento de rochas na Serra do Rio do Rastro, que deixou o trânsito em meia pista na SC 390.

Jaguaruna

Foram registrados alagamento nas ruas Sueli Vieira Ramos, Rua Amazonas, Rod SC 100 e outras.  Ponte localizada na entrada do município entrou em colapso devido à força da enxurrada.

Os Alagamentos foram causados pela insuficiência de drenagem e entupimento, córregos ficaram fechado devido ao acúmulo de materiais e rejeitos que acabam ocasionando a situação. É realizado levantamento do número de desalojados.


Informações divulgadas na sexta-feira (24), pela PRF

Sangão

Foram registrados alagamentos em vários bairros. O prédio da Prefeitura foi atingido. Grande parte da malha vicinal foi prejudicada devido às fortes chuvas. Desalojados em levantamento.

BR 101 permanece interditada no sentido Norte/Sul. No sentido contrário o trânsito está em meia pista. Na manhã de hoje um engenheiro do DNIT fez a avaliação e apontou a possibilidade de liberação do tráfego em meia pista até a próxima segunda-feira (27).

Conforme a PRF, uma faixa sentido sul /norte continua liberada, inclusive pra veículo pesado, mas há bastante lentidão no trânsito, com filas de aproximadamente 3km.

A equipe DNIT já iniciou os trabalhos, com retroescavadeira no local e primeiros caminhões de material já chegaram.

Foto: PRF Divulgação

Laguna

Inúmeros bairros alagados, existência de desalojados ainda em levantamento.

Tubarão

Alagamento de vários bairros, situação ainda em levantamento.

Imbituba

Foram registrados alagamentos em vários bairros, situação ainda em levantamento.

Imaruí

Registro de alagamentos em vários bairros, situação ainda em levantamento.

13 de Maio

Alagamentos registrados aguardando ainda o repasse de informações.

Informações Defesa Civil SC e PRF