A Meta anunciou que, a partir desta terça-feira (14), os filtros criados por usuários no Instagram serão removidos definitivamente da plataforma. A medida foi revelada pela empresa em agosto de 2024 como parte de uma reestruturação financeira, com o objetivo de redirecionar recursos para áreas que atendam mais diretamente às demandas dos usuários.
De acordo com um comunicado publicado no blog da Meta Spark, a decisão faz parte de um esforço maior para priorizar produtos que atendam melhor às necessidades futuras dos consumidores e de clientes empresariais. A Meta explicou que o encerramento dos efeitos de Realidade Aumentada (RA) visa otimizar seus recursos para outros projetos.
Essa mudança impacta principalmente os criadores de conteúdo que utilizam os filtros de RA para criar e monetizar suas criações. Contudo, a Meta garantiu que as fotos e vídeos postados com filtros de terceiros antes do dia 14 de janeiro continuarão visíveis normalmente nos feeds, Reels e Stories. Ou seja, a remoção afetará apenas novos conteúdos criados com esses filtros a partir dessa data.
A decisão reflete uma nova estratégia da Meta, que, ao invés de priorizar as ferramentas de personalização de efeitos, estará concentrando seus esforços em outras funcionalidades da plataforma, com o intuito de oferecer uma experiência mais alinhada às tendências e necessidades do mercado.