Na manhã de quarta-feira (13), a Celesc, principal empresa de economia mista de Santa Catarina, formalizou sua adesão ao Programa Novos Caminhos. Com cerca de 4 mil funcionários e atuação abrangente no estado, a Celesc assume o compromisso de destinar 20% das vagas do Programa Jovem Aprendiz a adolescentes envolvidos na iniciativa concebida pelo Poder Judiciário de Santa Catarina, em colaboração com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).
A solenidade aconteceu no auditório da empresa, localizado no bairro do Itacorubi, em Florianópolis, e contou com a presença do governador Jorginho Mello, secretários de Estado e diversas outras autoridades. O desembargador Altamiro de Oliveira, presidente do TJSC, enfatizou a relevância do programa, destacando a transformação que ele proporciona na vida dos jovens abrigados.
Desde a sua criação em 2013, o Programa Novos Caminhos, coordenado pela Coordenadoria da Infância e Juventude (Ceij) do TJSC, liderada pelo desembargador Álvaro Luiz Pereira de Andrade, vem oferecendo serviços educacionais, de saúde e articulação para a empregabilidade de jovens que residem em casas de acolhimento em todo o estado. O programa oferece cursos profissionalizantes para maiores de 14 anos, além de ações de saúde, bem-estar e educação em contraturno para menores de 14 anos, visando estimular a cidadania e a autonomia financeira.
Na cerimônia, o presidente da Celesc, engenheiro Tarcísio Rosa, destacou o impacto social positivo do Programa Novos Caminhos e ressaltou que o retorno que ele proporciona para Santa Catarina é incalculável. O governador Jorginho Mello reconheceu o compromisso social contínuo do Judiciário catarinense com a sociedade e a importância do Novos Caminhos para o desenvolvimento e sucesso dos jovens participantes.
Além da Celesc, outras entidades parceiras incluem a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), FIESC, Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Fecomércio, Associação Catarinense de Medicina, FESAG, FAESC (por meio do SENAR), CIEE/SC e SESC/Fecomércio.