OUÇA AO VIVO

InícioGERALCampanha de multivacinação atualiza quase 150 mil cadernetas de vacinação de crianças...

Campanha de multivacinação atualiza quase 150 mil cadernetas de vacinação de crianças em SC

Foto: NUCOM | DIVE

A Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos em Santa Catarina chegou ao fim no último sábado, 28. Durante as duas semanas da campanha, 410.903 meninos e meninas compareceram a pontos de vacinação para verificar se suas vacinas estavam em dia. Desse total, 147.176 receberam, pelo menos, uma dose de vacina, atualizando seus esquemas de imunização.

A Secretária de Estado da Saúde de Santa Catarina, Carmen Zanotto, ressaltou o comprometimento dos pais com a saúde de seus filhos e o excelente trabalho das equipes de saúde nos municípios. Ela enfatizou que, apesar das dificuldades recentes no estado, Santa Catarina continua avançando nos índices de vacinação.

A gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), Arieli Schiessl Fialho, compartilhou o entusiasmo com os resultados positivos da campanha e elogiou o empenho das equipes de saúde municipais. Ela acredita que o estado está no caminho certo para alcançar as metas de vacinação.

- Continua após o anúncio -

Embora a Campanha de Multivacinação tenha encerrado, as doses de vacina continuam disponíveis nos postos de saúde em todo o estado para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. Adultos, gestantes e idosos também podem procurar as unidades de saúde para atualizar sua situação vacinal, se necessário.

João Augusto Brancher Fuck, diretor de vigilância epidemiológica, destacou a importância da vacinação para evitar a circulação de doenças no estado. Ele enfatizou que a população deve continuar procurando as unidades de saúde e cumprindo o calendário de vacinação.

A Campanha de Multivacinação em Santa Catarina começou em 14 de outubro e o dia D, quando os postos de saúde ficaram abertos para a vacinação, ocorreu em 21 de outubro. Durante a campanha, todas as vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças e adolescentes, além das vacinas de campanha, como a Covid-19, foram oferecidas gratuitamente nos postos de vacinação do estado. No total, 18 imunizantes protegem contra mais de 20 doenças, incluindo poliomielite, sarampo, caxumba, meningite, HPV, difteria e tétano, entre outras.

A campanha teve uma duração de 15 dias, uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde em todo o país para recuperar as coberturas vacinais com base na realidade de cada local. Oficinas de planejamento da campanha foram realizadas com a participação da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e do Ministério da Saúde, que treinaram as equipes de saúde do estado e dos 295 municípios catarinenses.

Para os cinco municípios (Rio do Sul, Taió, Três Barras, Irineópolis e Porto União) que não puderam iniciar a campanha em 14 de outubro devido às fortes chuvas que atingiram o estado, ações de vacinação foram realizadas na última semana. A campanha continuará em andamento nesses locais em datas específicas de acordo com as programações locais.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se