terça-feira, julho 1, 2025
InícioGERALBrasileiro realiza sonho de infância e ingressa no Exército Francês

Brasileiro realiza sonho de infância e ingressa no Exército Francês

O jovem que tem familiares que residem em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina


Por: Alessandra Bagattini

Fotos: Arquivos Pessoais

Uma vida baseada em desafios e em servir, assim, é a rotina do soldado Josemir dos Santos, de 27 anos. Natural de Curitiba (PR), o jovem tem familiares que residem em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, e atualmente faz parte do Exército Francês. A realização de um sonho de criança, faz com que hoje, ele participe de missões em vários países.

Assim como para muitos jovens, desde muito cedo, Josemir já se imaginava como soldado do exército, mas foi aos 18 anos, após o alistamento militar que o sonho começou a ser concretizado. Movido por desafios, a decisão de ir à França ocorreu com o objetivo de realizar uma nova aventura.  

- Continua após o anúncio -

“Aos 18 anos finalmente realizei o meu sonho, fui para o Exército Brasileiro. Durante o tempo que passei lá, fiz vários cursos de especialização, participei de missões. Mas sempre busquei mais, queria fazer parte das forças especiais do Exército, então decidi que era hora de partir para uma nova aventura. Sempre quis fazer algo pelo mundo, algo bem maior que eu, fazer a diferença. Então em agosto de 2017, tomei uma das maiores decisões da minha vida: ir para a França para entrar para a elite do Exército Francês”, comenta Josemir. 

Fotos: Arquivos Pessoais

Para entrar no Exército da França, o jovem realizou testes de seleção, além disso, passou por um curso de formação que durou aproximadamente seis meses. 

“Apesar da barreira do idioma francês na época, eu consegui concluir o curso com sucesso e em primeiro colocado. Me dediquei muito para isso, não queria apenas terminar, mas sim ser o primeiro e provar que posso ultrapassar todos meus limites”, cita o jovem. 

Fotos: Arquivos Pessoais

Atuando há três anos no país Europeu, Josemir já coleciona diversas experiências, entre elas: viagens para vários continentes e países em missões, operações contra o terrerismo e ainda missões de ajuda humanitária. 

“Minha rotina no trabalho se divide entre treinamento, missões, e especializações, então estou sempre viajando. Posso ser empregado no mundo inteiro”, salienta. 

Dentre as missões que mais lhe marcaram está a da África, realizada em 2020. Lá, Josemir permaneceu por 150 dias. 

“Foi uma missão que me marcou muito profissionalmente e pessoalmente. Quando criança eu imaginava estar um dia na África ajudando as pessoas, e estar lá foi uma experiência incrível e única. A África me transformou como homem e ser humano”, frisa. 

Fotos: Arquivos Pessoais

Com tantas vivências, Josemir leva para a vida diversos aprendizados, mas o principal é relacionado a humildade. 

“Aprendi a dar mais valor às coisas simples da vida, respeitar e compreender mais as pessoas, culturas, sem sair por aí julgando as pessoas, pois, não conhecemos os problemas de ninguém. Hoje eu reclamo menos. É só olhar a volta, o mundo e perceber que a vida é perfeita e maravilhosa”, conclui.

Fotos: Arquivos Pessoais
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp