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Auto Viação Chapecó afirma que percursos e horários estão normalizados

Veja o relatório sobre o transporte coletivo de Chapecó

A redução dos níveis da pandemia do coronavírus, e as adequações implantadas em conjunto com a Administração Municipal no início do mês de fevereiro permitiram a normalização do transporte coletivo urbano em Chapecó em termos de fluxo dos ônibus. Isto é o que afirma a Auto Viação Chapecó (AVC), concessionária do serviço, em avaliação sobre horários e percursos atualmente obedecidos nas 24 linhas atendidas na cidade e em localidades próximas.

Um balanço feito pela Gerência de Operações da empresa especifica que a programação de rotas e respectivos horários está normalizada e é cumprida de maneira efetiva, conforme a planilha definida pela prefeitura de Chapecó. Ainda segundo a AVC, os horários e percursos são atendidos normalmente desde que, em conjunto com a prefeitura, foi definido o retorno das viagens para a normalidade, ainda no final do segundo semestre de 2021.

Volume de atividades

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Mesmo com a normalização dos horários e percursos conforme a planilha definida pela Administração Municipal, o volume de atividades do transporte coletivo nos primeiros quatro meses de 2022 ainda não atingiu o que era antes da pandemia. Nesse sentido, a média de viagens por dia útil, que era de 980, agora é de 897, considerando que algumas linhas passaram a contemplar mais bairros do que antigamente.

Já nos sábados, a média que era de 470 viagens aumentou para 493, enquanto nos domingos caiu de 230 para 218. Com isso, a média mensal de viagens, que foi de 22.925 em 2019, está em 22.174 em 2022. Já o transporte médio mensal de passageiros nos primeiros quatro meses deste ano chegou a 923.500, frente aos 1.102.000 passageiros transportados antes da pandemia, ou seja, 178.500 passagens a menos.

Gratuidades

Quanto aos usuários que não pagam a passagem, nos primeiros quatro meses de 2022, a média mensal foi de 13%. Isso significa que 120 mil pessoas não pagaram a passagem. Esse benefício compreende idosos com mais de 60 anos, pessoas com necessidades especiais e acompanhantes, o uso da mesma passagem para mais de um trajeto (integração), e a metade da passagem de estudantes. Somente quanto a integração, a média foi de 8% de janeiro a abril, o que significa 73.880 passagens por mês emitidas nesta modalidade.

Reclamações

Os usuários do transporte coletivo urbano de Chapecó que se sentirem insatisfeitos com a frequência de horários, atrasos dos ônibus, condições dos pontos de parada ou tiverem outras reclamações, podem emitir seus questionamentos através do APP Chapecó Digital. A Auto Viação Chapecó é a concessionária exclusiva do serviço até 2038.

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