
Um ataque hacker derrubou inúmeros sites de municípios, associações e consórcios fornecidos pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Conforme a Fecam, o ataque aconteceu na madrugada desta quarta-feira (01). A instabilidade afetou alguns municípios do Oeste como: Xanxerê, Xaxim e Joaçaba. O site da prefeitura de Chapecó não saiu do ar.
Conforme a Fecam, os criminosos divulgaram mensagens de cunho ofensivo, com teor político e defenderam medidas contrárias às recomendações de proteção contra a disseminação da Covid-19.
Como resposta a este ataque, a Fecam bloqueou o acesso a todos os sites de forma preventiva, para aplicação de segurança. Tanto a equipe interna quanto os parceiros externos, trabalham para solucionar o problema da maneira mais breve possível. Novos portais e novos e-mails não foram afetados pelo ataque, concentrado apenas no sistema antigo. Vale destacar que já estava em processo uma migração de tecnologias e sistemas que hospedam os sites dos municípios, associações e consórcios.
Todas as medidas cabíveis para apurar as responsabilidades civis e criminais do ato estão sendo tomadas pela Fecam.
Conforme a Federação, informamos ainda que até o momento somente as páginas iniciais dos portais foram afetadas.