OUÇA AO VIVO

InícioGERALAlesc abre ciclo de seminários nacionais sobre autonomia universitária

Alesc abre ciclo de seminários nacionais sobre autonomia universitária

Saiba mais

Evento foi promovido na Alesc na manhã desta quarta-feira, por meio da Comissão de Educação – Foto: Solon Soares/Agência AL

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina abriu, nesta quarta-feira (12), o ciclo de seminários a ser realizado em todas as regiões do país sobre “Autonomia Universitária: fator de desenvolvimento do país”. O encontro reuniu no Plenarinho do Parlamento reitores de instituições públicas estaduais e federais, docentes, pesquisadores, lideranças políticas e representantes de órgãos públicos com o propósito de debater o tema e propor caminhos para as instituições públicas de ensino brasileiras.

O evento foi promovido pela Alesc, por meio da Comissão de Educação, em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

- Continua após o anúncio -

Presidente da Comissão de Educação, a deputada Luciane Carminatti (PT) lembrou que a autonomia universitária é uma garantia prevista no artigo 207 da Constituição Federal. Conforme a legislação, “as universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial.” Na opinião da deputada, no entanto, essa norma ainda não é amplamente cumprida.

“Se a legislação realmente valesse, nós não precisaríamos ter esse debate aqui hoje. Primeiro que, para as universidades possuírem autonomia, elas não podem estar atreladas a um governo. Elas não são uma extensão de um governo. Perdem sentido se estiverem atreladas à temporalidade de quatro anos de um mandato”, defendeu.

O reitor da Udesc, José Fragalli, destacou que a ideia de promover o seminário acompanha o plano de gestão da nova reitoria da universidade, que está no cargo há 60 dias. “Esse debate inclusive culminou na aprovação da proposta de lei orgânica da Udesc, que é o pano de fundo da autonomia, o que significa que esse é um desejo da universidade, a discussão da autonomia universitária.”

Palestras

Ao longo do dia, diversos temas serão abordados. O ex-ministro da Educação e ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB), Cristovam Buarque, foi o responsável pelo painel de abertura do seminário. Ele falou sobre “Autonomias necessárias e inconvenientes”. Segundo palestrou, a autonomia universitária é fundamental, pois é impossível pensar sem liberdade.

“A autonomia é necessária para pensar livremente, contestar, criar, mas com compromisso para saber o que criar e para onde conduzir a humanidade, que está perplexa em uma era de incertezas e de limites. Na era dos limites, é a universidade que pode trazer uma alternativa e essa alternativa exige autonomia, liberdade para pensar”, salientou Buarque.

Após, o professor e membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP), Guilherme Ary Plonski, palestrou sobre autonomia nas universidades paulistas.

Ainda, o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, abordou a teoria e a prática da autonomia universitária.

O exemplo da Udesc foi o tema da palestra do ex pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Adil Vaz.

A palestra da vice-reitora da Udesc, Clerilei Bier, sobre “Autonomia universitária: quimera ou concretude?” fechou a programação do período da manhã.

O seminário segue no período da tarde com uma mesa-redonda com lideranças políticas locais, sob a coordenação do professor da USP, Arlindo Philippi Júnior, e também com o lançamento do livro “Autonomia universitária: fundamentos e realidade”, do professor Rogério Braz da Silva, ex-reitor da Udesc.

Está programada ainda apresentação do documento final elaborado pelos relatores. E, por fim, a reunião do fórum de instituições de ensino superior públicas de ensino de Santa Catarina encerra o seminário.

A próxima etapa do ciclo de seminários sobre autonomia universitária será organizada pela Universidade de São Paulo (USP), em 28 de agosto, na capital paulista.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

146,000SeguidoresCurtir
103,500SeguidoresSeguir
55,600SeguidoresSeguir
12,800InscritosInscreva-se