O acumulado de chuva que caiu sobre o Estado durante o final de semana, tende a provocar a elevação do Rio dos Sinos nos próximos dias. Por isso, os gestores das cidades de São Leopoldo, Novo Hamburgo e Esteio, desde a noite de domingo emitem alertas para que população das áreas alagadas não retornem às suas casas e àquelas que ainda se encontram em suas residências, que saíam imediatamente.
A precipitação nas últimas 24h em São Leopoldo pelo Sistema da Agência Nacional de Águas (ANA) e Serviço Geológico do Brasil (CPRM) foi de 62mm. A medição do Sinos na manhã desta segunda-feira apontou 5,90metros, em elevação de 1,5 cm por hora. Nas últimas 24 horas ele subiu 21 cm.
O coordenador da Defesa Civil de São Leopoldo, Fabiano Camargo, informou que a mediação do Sinos oscilava durante todo o domingo. “É sabido que a resposta hidrológica em função de toda essa chuva que atingiu a região vai elevar o nível do Rio dos Sinos. Em Campo Bom a gente observa pelo sistema uma elevação de 26 cm em 13 horas. Taquara também segue em elevação. Toda essa água vai acabar passando por São Leopoldo.”
O prefeito Ary Vanazzi pediu à população busquem locais seguros e não retornem e nem limpem as casas neste momento, pois uma nova enchente pode atingir a cidade. “O nível do rio poderá chegar a 8,06metros, considerada a maior enchente, a maior tragédia da história de São Leopoldo. Estamos fazendo este alerta para que as pessoas possam se organizar. A orientação é que a comunidade do Centro também saia.”
A Prefeitura de Novo Hamburgo também está alertando moradores dos bairros Canudos e Santo Afonso a não retornarem para suas casas nos próximos dias. Um carro de som está percorrendo as ruas dos bairros, alertando que as chuvas continuam intensas e o nível do Rio dos Sinos voltou a aumentar. Outro alerta é para deslizamentos, principalmente nas partes altas do Kephas e dos bairros São José e Diehl.
No domingo, a Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Viários registrou quatro deslizamentos de terra. Dois aconteceram na Avenida Victor Hugo Kunz (um entre as Ruas Olavo Bilac e General Dalto Filho e outro na escadaria em frente à Rua Sérgio Ruggeri), ambas em Hamburgo Velho. O terceiro deslizamento foi na Rua Frederico Westphalen, esquina com a Albino Adolfo Feyth, no bairro São Jorge. O quarto deslizamento de um pequeno trecho da Rua Cuiabá, no bairro Boa Vista, que danificou mais da metade de uma pista no local.
Em Esteio, a Defesa Civil emitiu alerta para evacuação do bairro Novo Esteio e Vila Osório e alerta de cuidado para as famílias que residem no entorno dos arroios, como no bairro São Sebastião. Água já retornou para a Rua Theodomiro Porto da Fonseca e diante do volume de chuvas que caiu durante o final de semana, a projeção é que aconteça nova elevação do Rio dos Sinos, afetando novamente as áreas já atingidas na semana passada. O prefeito Leonardo Pascoal disse que não é momento de voltar para a casa.
“Tivemos um grande volume de chuva durante o final de semana, especialmente no domingo, o que tem feito que o Rio dos sinos apresente elevação. No Vale do Paranhana choveu muito e agua está descendo. Talvez, possamos retornar ao patamar que tínhamos de elevação. Não é momento de sair da casa de amigos, familiares e dos abrigos. Seguimos monitorando e s equipes seguem nas ruas à disposição das famílias que eventualmente necessitem de resgate.”