
O Brasil registrou um aumento de 10% na movimentação de passageiros em seus aeroportos no primeiro semestre de 2025, em comparação com o período homólogo. Segundo dados do Ministério de Portos e Aeroportos, mais de 61,8 milhões de pessoas viajaram por via aérea entre janeiro e junho deste ano — um recorde histórico.
O destaque do semestre foi o Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, que apresentou o maior crescimento proporcional entre os dez principais terminais do país. O número de passageiros saltou de 6,5 milhões em 2024 para 8,2 milhões em 2025, um avanço de mais de 26%.
Em voos internacionais, o número de turistas também cresceu expressivamente: foram 13,8 milhões de passageiros, uma alta de 15,3%. Já os voos domésticos transportaram mais de 40 milhões de pessoas, aumento de 8,6% em relação ao ano anterior.
“O setor aéreo vive seu melhor momento. Se mantivermos esse ritmo, 2025 será o melhor ano da história da aviação brasileira. Isso impacta diretamente o turismo, a hotelaria e nossa economia como um todo”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Além do Galeão, o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, também teve desempenho expressivo, com 6,2 milhões de passageiros e alta de quase 15%. O maior aeroporto do país, Guarulhos (SP), movimentou quase 22 milhões de pessoas, um crescimento de 8%.
Embora tenha sido ultrapassado no ranking dos mais movimentados, o Aeroporto de Brasília também registrou crescimento de 7,6%, com mais de 7,5 milhões de passageiros, o melhor desempenho desde 2019.
Para o secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, os investimentos públicos em infraestrutura aeroportuária e o apoio institucional às companhias aéreas são fatores decisivos para esse crescimento e devem continuar impulsionando o setor nos próximos meses.
Fonte: Agência Brasil