OUÇA AO VIVO

InícioGERALAbastecimento de água em Chapecó: Casan anuncia instalação de bomba no rio...

Abastecimento de água em Chapecó: Casan anuncia instalação de bomba no rio Tigre

|


A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) anunciou, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (6), que vai instalar uma bomba no Rio Tigre, em Guatambú – cidade vizinha de Chapecó (SC). Junto com o Lajeado São José, o rio também abastece o município de água. A medida deve auxiliar na distribuição de água às unidades consumidoras chapecoenses – que passa por problemas devido a uma forte estiagem que atinge o município.

De acordo com o Superintendente Regional da Casan no Oeste, Daniel Scharf, a bomba será instalada dentro do poço de sucção. A previsão é de que, a partir da conclusão da instalação, o abastecimento de água aumente de 70 a 100 litros por segundo – o que representa cerca de 20% do necessário para abastecer o município de Chapecó. 

“A gente acredita que no começo da semana que vem já esteja pronta. Tem algumas peças, que a gente tá identificando em que local do Estado, dentro da Casan, possuímos essas peças.”, diz Daniel sobre o processo de instalação da bomba. 

- Continua após o anúncio -

Ainda conforme informou Daniel Scharf, a média para abastecer o município de Chapecó é de 530 litros por segundo. Com o ganho, de aproximadamente 100 litros, a expectativa é que o abastecimento no município gire em torno dos 500 litros por segundo – com déficit de 30 litros. A mudança deve minimizar os rodízios de distribuição de água, que estão em andamento no município.

Uma grave estiagem atinge todo o Oeste de Santa Catarina, e a falta de previsão de chuva é preocupante. Sobre o assunto, Daniel informou que a Casan se organiza neste momento para normalizar o abastecimento durante o período.

“A Casan vai ter que adotar algumas medidas emergenciais. Nós estamos adotando. Não só em Chapecó, como em toda a região Oeste”, diz.

Publicidade

SIGA O CLICRDC

123,931FansLike
45,000FollowersFollow
60,252FollowersFollow
6,620SubscribersSubscribe