Os dias de calor acabaram: conheça o ar-condicionado pessoal - ClicRDC | Notícias de Chapecó e região

Os dias de calor acabaram: conheça o ar-condicionado pessoal

O dispositivo, que parece um relógio, foi desenvolvido no MIT e engana o nosso cérebro, dando sensações térmicas de frio e calor de até 3ºC

(Foto: Embrwave/Redes Sociais)

Informações Super Interessante

São Paulo, 33 graus. Florianópolis, 36°C. Rio de Janeiro, 39°C. Essas são as máximas previstas para esta sexta (11). Se o brasileiro tem reclamado do calor ultimamente, não é exagero.

Esse aumento na temperatura havia sido previsto em dezembro do ano passado, quando o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC-INPE) afirmou que este verão seria marcado por temperaturas acima da média histórica. O motivo? A formação do fenômeno El Niño, que também deve alterar o regime de chuvas.

Não dá para tomar sorvete o dia todo ou ter um escritório na praia, mas talvez a salvação para driblar esse calor esteja numa novidade em exibição na CES 2019, a maior feira de tecnologia do mundo, em Las Vegas: uma espécie de ar-condicionado pessoal.

O aparelho, chamado Embr Wave e que mais parece um relógio, promete “hackear” o nosso sistema nervoso e alterar a sensação térmica da pele. Utilizando o aplicativo da marca, a Embr Labs, é possível regulá-lo para emitir ondas “quentes” ou “frias”. De acordo com a empresa e com testes feitos por universidades americanas, o Embr Wave consegue aumentar (ou diminuir) a sensação térmica em até 3 graus Celsius.