
Participação de Ruth na novela ‘Malu mulher’, em 1980 — Foto: TV Globo/Reprodução G1
Informações Agência Brasil e G1
A atriz Ruth de Souza morreu neste domingo (28), aos 98 anos, no Hospital Copa D’Or, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Ela estava internada no Centro de Tratamento Intensivo desde a última segunda-feira (22) para tratar de uma pneumonia.
O último trabalho da atriz foi na minissérie ‘Se eu fechar os olhos agora’, da TV Globo, filmado este ano. Na Rede Globo a atriz atuou em mais de 20 novelas, entre elas: “A cabana do Pai Tomás”, “O rebu”, “Duas vidas” e “O clone”. No cinema participou de mais de 30 filmes. Na televisão, Ruth teve passagens pela TV Tupi, Record, TV Excelsior e TV Globo.
Por sua trajetória, Ruth foi homenageada no carnaval de 2019 pela escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz durante desfile da Série A.
Homenagens
Muitas pessoas fizeram homenagens a atriz Ruth, neste domingo. Para o ator Paulo Bettia a morte de Ruth é uma grande perda para a cultura do país. “Ela é uma figura muito importante para a cultura brasileira. Fez o Teatro do Negro. Foi uma pioneira”, disse Betti ao destacar que acompanhava a “brilhante trajetória” de Ruth na televisão, no teatro e no cinema. “É uma perda. Lamento muito”, disse.
Ruth de Souza é considerada a primeira-dama negra do teatro, do cinema e da televisão brasileira. Foi a primeira brasileira indicada ao prêmio de melhor atriz em um festival internacional de cinema, com o papel de Sinhá Moça, no Festival de Veneza, em 1954.
O dramaturgo, Walcyr Carrasco considera que Ruth deixou um verdadeiro legado.