Neuza Inês Back, árbitra auxiliar, fez história nessa quinta-feira (19), ao ser ‘convocada’ para a Copa do Mundo do Qatar 2022. Esse será o primeiro mundial masculino a ter mulheres no comando da arbitragem. A Catarinense de 37 anos, está na lista das seis auxiliares selecionadas, de diferentes nacionalidades.
Neuza faz parte do quadro da Fifa desde 2014 e é uma das árbitras mais experientes do quadro, tendo apitado em mais de 100 partidas do Campeonato Brasileiro Série A, além de jogos da Copa do Brasil e Libertadores.
Natural de Saudades, Santa Catarina, Neuza é graduada em Educação Física, onde atua em Jundiaí, cidade que reside no interior paulista. A catarinense foi selecionada para as Olimpíadas do Rio, em 2016 e em Tóquio 2020, no Japão. Foi assistente na Copa do Mundo Feminina em 2019, além de ter participado do Mundial de Clubes masculino em 2020, no Qatar.
Quebrando barreiras, Neuza Ines Back é a primeira mulher brasileira a estar em uma Copa do Mundo. Confira um trecho da entrevista da árbitra, ao SporTV.