InícioALESCSegurança em creches, combate ao câncer e eleições dominam debates na Alesc

Segurança em creches, combate ao câncer e eleições dominam debates na Alesc

Parlamentares também discutiram preservação dos recursos hídricos, proteção às mulheres e políticas para famílias de pessoas com autismo durante sessão.


O que foi debatido pelos deputados na sessão da Alesc?

A sessão da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) desta quarta-feira (7) teve manifestações sobre segurança em creches e escolas, preservação dos recursos hídricos, proteção às mulheres, questões relacionadas às famílias de pessoas com autismo, combate ao câncer e os resultados das eleições realizadas no último domingo (4).

O que foi defendido para aumentar a segurança nas creches e escolas?

O deputado Mário Motta (PSD) defendeu o reforço dos protocolos de segurança nas instituições de ensino após uma criança de três anos sair desacompanhada do Núcleo de Educação Infantil Celso Ramos, no Centro de Florianópolis. Ele também citou um caso semelhante registrado dias antes em Braço do Norte, envolvendo uma criança de um ano e meio.

Entre as medidas mencionadas estão vigilância presencial, câmeras com sistemas de alerta, rondas policiais e protocolos de segurança nas portarias. Motta citou iniciativas já adotadas em municípios como Caçador e Biguaçu.

- Continua após o anúncio -

Durante o pronunciamento, o deputado Jair Miotto (PL), que presidia a sessão, lembrou de sua atuação para viabilizar R$ 94 milhões destinados à instalação de câmeras de segurança em escolas catarinenses.

Por que a preservação dos recursos hídricos foi destacada?

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) dedicou seu pronunciamento à preservação dos recursos hídricos. Ele defendeu uma mudança na forma como a sociedade trata os recursos naturais e alertou para problemas relacionados à qualidade da água e à contaminação.

Padre Pedro também agradeceu pela sétima eleição consecutiva para deputado estadual. O parlamentar destacou que sua atuação política é ligada a debates com movimentos sociais, organizações e lideranças.

O que foi discutido sobre a proteção das mulheres?

A deputada Carolline Sardá (Psol) relatou visitas realizadas a delegacias de Proteção à Criança, Adolescentes, Mulheres e Idosos (Dpcamis) de diferentes municípios catarinenses. Segundo ela, há preocupação com a estrutura de pessoal e as condições de trabalho dos servidores.

A parlamentar também citou dados do Observatório da Mulher da Alesc, que apontam mais de 52 mil casos registrados somente neste ano. Carolline defendeu o fortalecimento das estruturas de atendimento e das parcerias com o Ministério Público, forças de segurança e OAB.

O que os deputados disseram sobre as eleições de 2026?

Os resultados das eleições também foram tema dos discursos no plenário. Fernando Krelling (MDB) agradeceu os 70.516 votos recebidos e, ao mesmo tempo, fez críticas ao desempenho do partido, que perdeu cadeiras na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.

O parlamentar defendeu uma reavaliação das estratégias do MDB para recuperar espaço político e afirmou que a legenda precisa entender melhor as demandas do eleitorado.

Como a representatividade regional foi abordada?

O deputado Vicente Caropreso (União) destacou a votação obtida nas eleições e chamou atenção para a redução da representação de Jaraguá do Sul nos parlamentos estadual e federal.

Segundo ele, o município passará de dois deputados federais e dois estaduais para apenas um deputado na Alesc. Caropreso defendeu uma discussão sobre a representatividade regional e também destacou seu trabalho voltado a mães atípicas e famílias de baixa renda com filhos autistas de grau 3.

O que foi discutido sobre o combate ao câncer?

O deputado Neodi Saretta (PT) abordou o Outubro Rosa e defendeu o fortalecimento das ações de prevenção ao câncer de mama. Ele também cobrou o envio de um projeto do Executivo para criar um fundo estadual de combate ao câncer.

Segundo Saretta, os recursos poderiam financiar ações de saúde e pesquisas relacionadas a diferentes tipos da doença. A proposta é discutida após o veto do governo estadual a uma iniciativa apresentada anteriormente pelo parlamentar.

Qual projeto foi aprovado pela Alesc?

Os deputados aprovaram o Projeto de Lei (PL) 247/2026, de autoria do deputado Oscar Gutz (PL), que inclui o município de Luzerna, no Meio-Oeste catarinense, na Rota das Oliveiras de Santa Catarina.

A rota foi criada pela Lei Estadual 19.720/2026 para incentivar o desenvolvimento turístico, cultural e econômico de municípios produtores de azeitonas e derivados. Com a aprovação do projeto, Luzerna passa a integrar o grupo que já reúne Guaraciaba, Campo Erê, Vargem Bonita, Iomerê, Ibiam, Campos Novos, Rancho Queimado e Ponte Serrada.

O projeto segue agora para sanção do governador.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp