quinta-feira, setembro 18, 2025
InícioALESCAprovado abono de faltas para estudantes convocados para participarem de competições oficiais

Aprovado abono de faltas para estudantes convocados para participarem de competições oficiais

Projeto aprovado prevê abono de faltas, compensação de conteúdos e valorização do esporte estudantil

FOTO: Jeferson Baldo/Agência AL

Os deputados aprovaram nesta quarta-feira (17) o Projeto de Lei 366/2024, do deputado Mário Motta (PSD), com emenda substitutiva global do deputado Fabiano da Luz (PT), que assegura o abono de faltas e a compensação de conteúdo curricular aos estudantes da educação básica e superior, regularmente matriculados na rede pública estadual de ensino de Santa Catarina, convocados para integrarem seleções desportivas municipais, estaduais, nacionais e internacionais em competições esportivas oficiais.

A ideia é possibilitar que os estudantes consigam aliar a prática de esportes com os compromissos do calendário escolar.

Ao projeto de lei, que agora segue para a sanção do governador, são consideradas competições esportivas oficiais aquelas promovidas por confederações e federações dos esportes olímpico e paralímpico reconhecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).

- Continua após o anúncio -

Os estudantes terão assegurado o abono de faltas, em regime excepcional, mediante declaração oficial de convocação pela Confederação ou Federação Desportiva promotora da competição esportiva de que tenham participado. O documento deverá apresentar o período  em que o aluno participou da competição.

A unidade de ensino em que o estudante está matriculado ficará responsável pela elaboração e disponibilização de atividades de reposição de conteúdo.

Sem prejuízo das competições regionais
O deputado Jessé Lopes (PL) apresentou uma subemenda modificativa à emenda substitutiva global, que ao considerar competições desportivas aquelas promovidas por confederações e federações dos esportes olímpico e paralímpico reconhecidas pelo COB, CPB e pela CBDE, não haja prejuízo das competições interescolares, intermunicipais e interestaduais, quanto às quais caberá às unidades de ensino instituir o seu respectivo regramento e limites aplicáveis.

Colheita da pitaya
Os parlamentares também aprovaram o Projeto de Lei 14/2025, do deputado Nilson Berlanda (PL), que institui a Temporada da Colheita da Pitaya de Cerro Negro. O projeto prevê que a temporada seja realizada, anualmente, a partir da última semana do mês de janeiro.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp