sexta-feira, setembro 19, 2025
InícioGERALVídeo: Câmera de celular mostra momento em que avião cai no mar

Vídeo: Câmera de celular mostra momento em que avião cai no mar

Informações G1

Avião da companhia Air Niuguni caiu no mar em Chuuk, na Micronésia — Foto: Reprodução/Twitter/MMakaichy

Na semana passada, a Comissão de Investigação de Acidentes de Papua Nova Guiné divulgou m vídeo gravado de dentro do cockpit de um avião, que mostra o momento em que um Boeing 737-800 da companhia Air Niugini, de Papua Nova Guiné, cai na água do mar na Micronésia – arquipélago da Oceania. O acidente aconteceu em setembro de 2018. Uma pessoa morreu e outras seis ficaram feridas.

Gravado pelo celular do engenheiro de manutenção de voo que estava no cockpit, o vídeo mostra uma densa neblina enquanto o avião se aproximava para o pouso no Aeroporto Internacional de Chuuk.

- Continua após o anúncio -

Os alertas soam no interior da aeronave, mas, mesmo assim, a aeronave cai na água. A gravação é interrompida no momento do impacto.

Pouco antes de a aeronave bater na água, o copiloto gritou: “Muito baixo! Estamos muito baixo!”.

Uma pessoa morreu e outras seis ficaram feridas. De acordo com investigações na época do acidente, a vítima estava sem cinto de segurança. Pescadores que estavam no local usaram seus barcos para ajudar a resgatar os passageiros.

Por que o avião caiu?

O relatório aponta que os pilotos ouviram ao menos 13 alertas emitidos pelo sistema da aeronave de que eles voavam em altitude menor que o necessário. Porém, os avisos foram ignorados.

Segundo a investigação, o caminho do voo ficou instável após o piloto automático se desconectar a 625 pés de altitude. A partir de 420 pés, o avião voava por instrumentos com velocidade de descida “significativamente maior do que 1 mil pés por minuto”.

“Os pilotos perderam a consciência da situação e suas atenções foram canalizadas ou fixadas no término do pouso”, afirma o relatório.

Como o avião ficou praticamente intacto após a queda, chegou a se pensar que os pilotos fizeram um pouso de emergência na água. Porém, o diretor da Air Niugini, Alan Milne, descartou a hipótese.

“Temos que entender que os pilotos não voaram com o avião rumo à água propositalmente”, afirmou.

O avião caiu na Lagoa Chuuk – que recebe esse nome por ser uma parte do Oceano Pacífico cercada por ilhas de um dos arquipélagos que compõem a Micronésia.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp