OUÇA AO VIVO

InícioESPORTEAtletas de Chapecó são selecionadas para jogar no Grêmio

Atletas de Chapecó são selecionadas para jogar no Grêmio

Informações Comunicação Grêmio

Andriele, Bruna, Suelen e Daniela – Foto: Amanda Ferronato / Comunicação Grêmio

No último domingo (14) o time feminino da Escola do Grêmio de Chapecó participou de dois amistosos em Porto Alegre (RS) onde enfrentou as equipes do Grêmio FBPA e do Internacional (RS). A delegação de Chapecó contou com 16 atletas e quatro delas nem imaginavam que esses dois jogos mudariam e muito a suas vidas. Elas foram selecionada para jogar no Tricolor Gaúcho.

Ao chegarem no treino no início da semana, as jogadoras Bruna (atacante) da categoria Sub14, Andrieli (zagueira), Daniela (volante) e Suelen (lateral esquerda) da Sub16 foram comunicadas que haviam sido selecionadas para integrar o time feminino do Grêmio que disputará o Campeonato Gaúcho 2019.

- Continua após o anúncio -

A emoção tomou conta do treino, e não poderia ser diferente. Elas sabem o quanto é difícil ser mulher e adentrar os gramados, que ainda é um espaço muito masculinizado. O futebol feminino está muito longe do patamar masculino e diante deste cenário ser selecionada para um grande clube como o Grêmio é “uma felicidade enorme, uma notícia muita boa”, comenta Daniela Braghini.

A volante joga futebol desde os 10 anos e treina a dois na Escola do Grêmio, agora chegou o momento de realizar um sonho: jogar no time do coração. Daniela já tem o esquema em mente do que é necessário para ganhar esse campeonato, “espero me dedicar bastante nos treinos, dar meu melhor e seguir sempre em frente, nunca desistir”, ressalta a atleta.

A Escola do Grêmio sempre apoiou o futebol feminino, entre idas e vindas da categoria, retomou os treinos em janeiro deste ano e conta com 25 atletas que treinam sob o comando do professor Clóvis Brum. Uma das atletas que ingressou neste ano na Escola é Suelen Puchalski, que foi selecionada no Grêmio e no Inter. A lateral esquerda optou pelo tricolor, onde ficará junto as outras meninas de Chapecó. Suelen joga futebol desde os quatro anos e conta que nessa época nunca teve oportunidade pelo preconceito em ser mulher. Mas ela não desistiu e aos 10 anos começou a jogar no time masculino de futsal do Projeto Atleta do Futuro.

Incentivada pelo seu treinador ela fez teste na Chapecoense, foi selecionada e permaneceu por dois anos no clube. Da Escola de formação ao clube profissional, Suelen terá oportunidade de mostrar seu talento, que muitas vezes foi colocado de lado na sua infância. Inspirada em Marta, ela tem esperança em dias melhores, “a gente acha que nunca vai ter oportunidade, mas percebemos que a Copa do Mundo Feminina deste ano está modificando o cenário, e o futebol feminino está sendo mais valorizado”, comenta.

A emoção é grande por parte da família também, um misto de orgulho e também de apreensão em ver as filhas saírem de casa tão novas. A mãe da Bruna, Rosane Gonçalves, relata que “sempre incentivamos o esporte como uma forma dela se ocupar e ela levou muito a sério, o sonho dela é o futebol”. Ela conta que a filha incentiva outras meninas a participarem da Escola, a jogarem futebol e a romperem com estereótipos, “quando você fala em meninas, as pessoas pensam em boneca e a Bruna não, quando o pai se arruma para jogar bola, ela está sempre pronta, desde pequena é assim”, disse Rosane.


Reunião na Escola com pais e atletas – Foto: Amanda Ferronato / Comunicação Grêmio

O novo projeto do futebol feminino na Escola do Grêmio é muito recente e com a seleção destas quatro atletas é possível observar que mesmo sendo de curto prazo está dando resultados. E as boas notícias não param por aqui, outras quatro meninas estão sendo observadas e serão encaminhadas ao Grêmio no mês de novembro.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se