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Como criar a identidade de uma marca de sucesso

Por Marcio B Martins – StarConteúdos

Os mercados digitais estão em constante evolução e, com a criação de novas estruturas tecnológicas, esta evolução é cada vez mais célere. O mundo online tem potenciado um aumento do empreendedorismo a nível internacional, incluindo no Brasil. Nesta sequência, o aparecimento de inúmeras empresas digitais e lojas de e-commerce têm feito com que as próprias lógicas de concorrência se alterem, tornando-se mais tenazes e dificultando o sucesso dos negócios emergentes.

Na área do e-marketing, um dos primeiros conhecimentos passados diz respeito à criação da identidade da marca. Este aspeto, principalmente perante as lógicas da atualidade, torna-se absolutamente fundamental.
A identidade da marca diz respeito a todos os aspetos que ajudam a distinguir uma empresa das demais, posicionando-a e criando as estruturas visíveis às quais o público-alvo terá acesso.

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Existem vários pontos a considerar no momento da criação da identidade de uma marca e várias estratégias para garantir que os elementos que integram esta identidade ajudam a colocar a marca numa posição de destaque face aos seus concorrentes.

Hoje, olharemos justamente para as estratégias que podem ser utilizadas na construção de uma identidade de marca forte, de forma a garantir que uma empresa consegue permear o desafiante mercado atual e a conquistar um posicionamento de relevância que promova a conquista do sucesso pretendido.



1. Os elementos de identidade da marca

A identidade da marca pode ser descrita como tudo aquilo que garante que uma marca é reconhecível e destacável face às demais.

Falamos, aqui, de elementos como o nome, o logótipo ou o slogan. Estes elementos são de suma importância para garantir que uma marca apresenta relevo dentro do setor que integra, vergando as dificuldades do mundo digital.

Os elementos referido são, pois, o primeiro contacto do cliente com a marca. Torna-se importante, por isso, que estes elementos cumpram determinadas exigências, para garantir que a marca se torna memorável e desperta emoções positivas em quem com ela se cruza.

O nome é um dos principais elementos da identidade da marca. Este nome deve ser longamente ponderado, para garantir que é simples, distinto e facilmente identificável. O nome deverá ser simples, de fácil leitura e não deve cair no erro de buscar a semelhança ou similaridade com marcas que sejam muito conhecidas e conceituadas, na medida em que isto poderá ser nocivo para a confiança do cliente na marca. Para a criação do nome, pode contar com algumas ferramentas de ajuda.

Além do nome, também o slogan e o logótipo são fundamentais. Estes dois elementos ajudarão a que a marca crie uma sonoridade e uma imagem, passando a estar associada a estímulos sonoros e visuais. Estes poderão fazer a diferença no momento do cliente escolher a marca que consome, na medida em que passará a associar estes elementos a emoções como a confiança e a credibilidade.

2. O design digital e a identidade da marca

Evidentemente, quando falamos em aspetos como os logótipos, um elemento que deve ser considerado igualmente é o design digital da empresa.

Uma empresa online terá um site, onde o nome, o slogan e o logótipo – os já referidos elementos fundamentais da sua identidade – serão apresentados de uma determinada forma.

O lettering, a cor, o aspeto global da página de Internet e as escolhas de imagens colocadas para os produtos são importantes, não só para garantir uma identificação rápida, como também para fazer com que a navegação pelo site se torne mais intuitiva e simples, facilitando o processo de compra e melhorando a experiência dos consumidores.

Quando se pensa nas questões do marketing digital para lojas online, o tipo de letra e as cores usadas são importantes, por exemplo, para garantir que existe uma facilidade de leitura, que existe contraste suficiente entre o texto e o fundo, ou que não se torna demasiado árduo ou cansativo o contacto com a informação apresentada.

Garantir a legibilidade dos conteúdos é tão importante quanto a criação de uma identidade forte, sendo um aspeto que sustenta e suporta justamente as ideias que tentam passar-se quando se alicerçam estas primeiras caraterísticas de um negócio.

3. A aposta na identidade da marca e na promoção

Perante as lógicas da concorrência, a gestão de todos os aspetos de uma empresa pode tornar-se muito desafiante.

Sendo tão importante que se dedique o tempo necessário à edificação de uma marca sólida e à sua promoção, é natural que não sobre muito tempo para dedicar a outras questões, de ordem logística.

Para que uma marca tenha sucesso e se possa dedicar o tempo necessário aos elementos estruturantes da mesma, é hoje possível recorrer a métodos como o Dropshipping, que permitem a delegação de muitas das questões logísticas.

Sem as preocupações inerentes ao envio de produto e gestão ou armazenamento dos stocks, torna-se possível garantir a criação de uma marca mais sólida e promovê-la de forma mais eficaz.




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