OUÇA AO VIVO

InícioGERALGoverno estuda o fim das tomadas de três pinos

Governo estuda o fim das tomadas de três pinos

Informações Valor

Foto: ClicRDC

A tão polêmica tomada de três pinos pode deixar de ser obrigatória no Brasil. A medida já é estuda pelo governo do presidente Jair Bolsonaro. Participantes do governo como o assessor internacional do presidente, Filipe Garcia Martins e Carlos Alexandre da Costa, secretário especial de Produtividade e Competitividade já se pronunciaram contra as tomadas.

“A sociedade brasileira, com toda legitimidade, rejeitou a tomada de três pinos”, diz Carlos Alexandre da Costa, que tem impulsionado as discussões. O padrão (obrigatório desde 2011) é uma “excrescência” e sua revogação não deve ser vista como algo meramente folclórico, segundo Costa. “Não é só um tema técnico. É um tema que afeta a segurança, a concorrência e a produtividade.”

- Continua após o anúncio -

Para Costa, trata-se de uma medida com potencial impacto sobre a produtividade, já que a tomada de três pinos dificulta a entrada de equipamentos elétricos importados e aumenta os custos de adaptação. De acordo com ele, apenas 20% das tomadas de dois pinos foram efetivamente trocadas até agora. O secretário descarta, porém, uma volta compulsória ao padrão anterior e prefere flexibilizar o atual – ou adotar um terceiro, compatível com os dois anteriores e com outros modelos já existentes no exterior. “O nosso é único no mundo”, afirma. “Estamos na reta final [para decidir]. Se fosse fácil, já teríamos decidido”, acrescenta.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se