domingo, dezembro 22, 2024
InícioGERALParte do talude de mina da Vale se desprende em Barão de...

Parte do talude de mina da Vale se desprende em Barão de Cocais

Foto: imagem TV Globo/Reprodução G1

Na manhã desta sexta-feira (31), a mineradora Vale informou que uma parte do talude norte da cava da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), se desprendeu durante a madrugada. A Defesa Civil de Minas Gerais informou que não há sinais de danos à estrutura da barragem.

Para a Agência Brasil, o Major Marcos Pereira, da Defesa Civil estadual, disse que a queda de pequena parcela da base do talude não causou nenhuma alteração significativa na estrutura. De acordo com ele não foi necessário acionar as sirenes de alarme.

Ele ainda acrescentou que foi “uma acomodação natural que, em um primeiro momento, não coloca em risco a segurança do local”.

- Continua após o anúncio -

Segundo a Agência Brasil, a Vale informou que os fragmentos do talude que se soltaram na madrugada, se acomodaram no fundo da cava. Segundo avaliações feitas pela empresa, o material desliza de forma gradual, com isso reforça a estimativa que o desprendimento do paredão deve acontecer, sem maiores consequência.  

Talude

Taludes são planos de terreno inclinados, espécies de paredões que cercam a chamada cava da mina, ou seja, a escavação no terreno. O talude serve para garantir a estabilidade do terreno escavado. Sua queda pode provocar o rompimento de uma barragem, seja ao atingi-la, seja pela vibração no terreno decorrente da queda. No caso da mina de Gongo Soco, a barragem Sul Superior está a pouco mais de um quilômetro de distância do talude que ameaça ruir em breve.

Barragem superior

Em nota divulgada, a Vale disse que presta todas as informações para as autoridades e para a população de Barão de Cocais. A empresa ainda informou que é monitorado 24h por dia a cava e a barragem Sul Superior, que fica a 1,5 km da mina. O monitoramento é feito com uso de radar e estação robótica, que são capazes de detectar movimentações milimétricas. Também são feitos sobrevoos com drone.

A Vale disse ainda que a barragem está em nível 3 de risco, desde o dia 22 de março, e que a Zona de Autossalvamento (ZAS) já foi evacuada preventivamente, em 8 de fevereiro.


Imagem TV Globo/Reprodução G1

Informações Agência Brasil e Portal G1

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp