(Agencia EFE/G1)
Oito mineiros morreram asfixiados após um vazamento de gás atingir uma escavação irregular no norte do Peru, na noite de domingo (31). O local, perto da cidade de Huamachuco, é conhecida por abrigar diversas minas de extração de ouro ilegais, segundo o jornal peruano “El Comercio”.
Informações preliminares indicam que os mineiros morreram depois que a galeria de uma outra mina no mesmo monte desmoronou. O colapso deslocou uma série de gases até a escavação que ficava mais abaixo, onde estavam os trabalhadores mortos.
Alguns mineiros conseguiram escapar a tempo. Uma pessoa ficou ferida, segundo a agência EFE.
Resgate dos corpos
Socorristas ainda tentavam recuperar alguns dos corpos das vítimas até a tarde deste domingo. Familiares e colegas de alguns dos mortos chegaram antes mesmo das autoridades para iniciar os trabalhos de resgate.
De acordo com a EFE, alguns dos familiares se recusaram a entregar os corpos das vítimas aos médicos legistas. O motivo, segundo a agência, era uma promessa feita pelo proprietário da mina de que os parentes seriam “recompensados economicamente”.
Acidentes e mortes nas minas ilegais no Peru são corriqueiras por causa das más condições de trabalho. O mau estado desses locais leva a desmoronamentos e vazamentos de gás, como o que matou oito neste fim de semana.
Fontes disseram ao jornal “El Comercio” que o local onde ocorreu o acidente desta semana “é o ponto mais emblemático da mineração ilegal” na região de El Toro. “Lá, a morte acontece todos os dias”, afirmou.