
O Programa Vereador Mirim já está presente em 102 Câmaras de Vereadores de Santa Catarina. A iniciativa, coordenada pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), busca aproximar crianças e adolescentes do funcionamento do Poder Legislativo e estimular a participação cidadã.
O número representa 102 dos 295 municípios catarinenses. Nesta quinta-feira (17), a Alesc realizou o 3º Encontro Estadual de Coordenadores do Programa Vereador Mirim, com a participação de 44 coordenadores de diferentes municípios. O evento teve como objetivo promover formação, troca de experiências e discussão de boas práticas entre os responsáveis pelos programas.
Durante o encontro, foram realizadas atividades sobre educação para a democracia, implantação de Escolas do Legislativo municipais, oficinas temáticas e apresentação de experiências desenvolvidas pelas câmaras participantes.
Na prática, os estudantes têm contato com atividades relacionadas ao Legislativo, participam de sessões e posses simbólicas, conhecem o processo de elaboração de propostas e desenvolvem habilidades de argumentação e oratória.
Segundo o diretor da Escola do Legislativo, Alexandre Fagundes, o programa integra uma trilha de formação que também inclui o Parlamento Jovem e o Estágio Visita, voltado a estudantes universitários.
Um dos exemplos apresentados durante o encontro foi o de Blumenau, que mantém o programa há 27 anos. De acordo com o coordenador da Câmara de Vereadores Mirim do município, Igor Felipe Stanck, cerca de 40 escolas participam anualmente da disputa pelas 15 vagas disponíveis.
Além das atividades locais, a Alesc prepara o 15º Encontro Estadual de Vereadores Mirins de Santa Catarina, marcado para 25 de novembro, em Florianópolis. A expectativa é reunir mais de mil jovens de diferentes municípios catarinenses. O tema central desta edição será inclusão social.
A proposta do programa é manter uma rede entre Alesc, Câmaras Municipais, escolas, coordenadores e estudantes, com atividades voltadas à compreensão do funcionamento das instituições públicas e ao exercício da participação cidadã.
Com informações da Agência Alesc.






