domingo, agosto 16, 2026
InícioESPORTEBrasil conquista dois ouros inéditos e faz história no Mundial de ginástica...

Brasil conquista dois ouros inéditos e faz história no Mundial de ginástica rítmica

Conjunto brasileiro recebeu 29,450 pontos nas duas finais disputadas neste domingo (16), em Frankfurt, na Alemanha

Foto: MeloGym/CBG

O Brasil fez história neste domingo (16) no Mundial de ginástica rítmica, em Frankfurt, na Alemanha. O conjunto brasileiro conquistou dois ouros inéditos nas finais por aparelhos e confirmou a evolução da modalidade no país.

As brasileiras venceram a final de cinco bolas e, horas depois, também ficaram com o primeiro lugar na série mista, com três arcos e dois pares de maças. Nas duas apresentações, o Brasil recebeu 29,450 pontos.

Como o Brasil conquistou o primeiro ouro?

Na final de cinco bolas, o conjunto brasileiro apresentou a série ao som de “Feeling Good” e recebeu 29,450 pontos.

- Continua após o anúncio -

A nota superou a China, que ficou com 28,900, e a Bulgária, medalhista de bronze com 28,400. O resultado também representou a maior pontuação registrada no mundo na temporada de 2026 para a prova.

O ouro teve um significado ainda maior porque o Brasil havia avançado à decisão com a oitava e última vaga, após uma falha na classificatória. Na final, porém, a equipe executou a série sem erros e assumiu a liderança.

Como veio o segundo ouro do Brasil?

Depois da vitória nas cinco bolas, o conjunto brasileiro voltou à quadra para a final da série mista, desta vez ao som de “Abracadabra”, de Lady Gaga.

Novamente, as brasileiras alcançaram 29,450 pontos. A Espanha ficou com a prata, com 29,050, enquanto a Bulgária terminou em terceiro, com 28,750.

Com o resultado, o Brasil também passou a ter a maior nota da temporada na série mista.

Quem são as ginastas campeãs mundiais?

O conjunto brasileiro é formado por Duda Arakaki, Sofia Madeira, Nicole Pírcio, Mariane Gonçalves, Maria Paula Caminha e Julia Kurunczi.

A equipe é comandada pela técnica Camila Ferezin. A conquista encerra uma trajetória de evolução que já havia rendido duas medalhas de prata ao Brasil no Mundial de 2025, disputado no Rio de Janeiro.

O Brasil já havia conquistado uma medalha neste Mundial?

Sim. Antes dos dois ouros deste domingo, o Brasil havia conquistado o bronze na prova geral do Mundial, com 55,500 pontos.

A medalha também garantiu ao país uma vaga antecipada nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. Espanha e Japão ficaram com ouro e prata, respectivamente, na disputa geral.

Com os dois títulos nas finais por aparelhos, o Mundial de Frankfurt se tornou a campanha mais vitoriosa da história do Brasil na ginástica rítmica.

Fonte: GE

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp