quarta-feira, agosto 12, 2026
InícioTEMPODefesa Civil reconhece situação de emergência em 19 municípios do Rio Grande...

Defesa Civil reconhece situação de emergência em 19 municípios do Rio Grande do Sul após temporais

Cidades foram atingidas por chuvas intensas, tornados, vendavais, enxurradas e granizo durante o mês de julho

Foto: Defesa Civil-RS

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu situação de emergência em 19 municípios do Rio Grande do Sul atingidos por desastres naturais durante o mês de julho. A medida foi publicada na Portaria nº 2.579, de 11 de agosto de 2026.

As cidades registraram danos provocados por chuvas intensas, enxurradas, tornados, vendavais e quedas de granizo.

Quais municípios tiveram a situação de emergência reconhecida?

Entre as cidades atingidas por chuvas intensas estão Arroio do Tigre, Campina das Missões e Cerro Grande do Sul.

- Continua após o anúncio -

Em Boqueirão do Leão, o reconhecimento ocorreu devido a enxurradas. Já Giruá foi atingida por um tornado, enquanto Itaqui registrou danos provocados por vendaval. Em Ubiretama, o desastre foi causado por granizo.

A lista completa dos 19 municípios consta na Portaria nº 2.579, publicada no Diário Oficial da União.

Que tipo de ajuda os municípios podem receber?

Com o reconhecimento federal, as prefeituras podem solicitar recursos da União para ações de assistência e resposta aos desastres.

Os recursos podem ser utilizados, por exemplo, para distribuição de alimentos, água potável, kits de higiene e limpeza, além do restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas afetadas.

Quantas pessoas foram afetadas pelos temporais no Rio Grande do Sul?

Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde julho já deixaram mais de 2,6 mil pessoas desalojadas em 118 municípios, segundo a Defesa Civil estadual.

Os eventos provocaram destelhamentos, quedas de árvores e postes de energia e elevação do nível de rios, incluindo o Guaíba.

O ciclone bomba também causou danos no estado?

A passagem de um ciclone bomba pelo Rio Grande do Sul também provocou impactos. Segundo informações da Defesa Civil, uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas durante o evento.

O reconhecimento de situação de emergência para os 19 municípios ocorre em meio à sequência de eventos meteorológicos que atingiu diferentes regiões do estado nas últimas semanas.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp