segunda-feira, julho 27, 2026
InícioTEMPODefesa Civil alerta para temporais, granizo e risco de inundações no Rio...

Defesa Civil alerta para temporais, granizo e risco de inundações no Rio Grande do Sul

Estado pode registrar mais de 200 milímetros de chuva em 48 horas, ventos superiores a 90 km/h e possibilidade de tornados até quarta-feira

Foto: andreconceicaoz_ / @colli.agenciacriativa

⚡ Em Resumo:

  • O que é: Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta para tempestades severas e alto risco de inundações até quarta-feira (29).
  • Números principais: Chuva pode superar 100 mm em 12 horas e 200 mm em 48 horas, com ventos acima de 90 km/h.
  • Onde: Diversas regiões do Rio Grande do Sul, com maior risco no norte, noroeste, nordeste, serra, vales, litoral norte e bacias dos rios Uruguai, Jacuí, Sinos, Quaraí, Ibirapuitã, Santa Maria e Ibicuí.
  • Quem afeta: Moradores de áreas ribeirinhas, municípios sujeitos a alagamentos e motoristas que circulam pelas regiões atingidas.

O que prevê o novo alerta da Defesa Civil?

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta de elevado risco meteorológico e hidrológico válido até quarta-feira (29). A previsão indica a ocorrência de tempestades severas em diversas regiões do estado, com chuva intensa, rajadas de vento, queda de granizo e possibilidade de tornados.

Segundo o órgão, a instabilidade aumenta entre segunda-feira (27) e terça-feira (28), período em que os temporais devem atingir maior intensidade.

Qual o volume de chuva esperado?

Os modelos meteorológicos apontam acumulados superiores a 100 milímetros em apenas 12 horas em algumas localidades. Em determinadas áreas, a chuva pode ultrapassar 200 milímetros em um intervalo de 48 horas.

- Continua após o anúncio -

Além do grande volume de precipitação, há previsão de ventos que podem superar os 90 km/h e ocorrência de granizo de grande porte.

Quais regiões apresentam maior risco?

As condições mais severas devem atingir principalmente as regiões norte, noroeste, nordeste, serra, vales e litoral norte do Rio Grande do Sul.

Mesmo durante a madrugada de quarta-feira, a previsão mantém condições favoráveis para chuva forte, ventos intensos e queda de granizo.

Quais rios estão em situação de atenção?

Além das tempestades, a Defesa Civil reforçou o alerta para o risco de cheias e inundações em diversas bacias hidrográficas. O aumento dos volumes de chuva, somado ao nível elevado de alguns rios, pode provocar transbordamentos, alagamentos urbanos e inundações.

Os maiores riscos envolvem os rios Uruguai, Quaraí, Ibirapuitã, Santa Maria, Ibicuí, Jacuí e Sinos. Atualmente, os rios Uruguai, Jacuí e Sinos já possuem pontos de monitoramento acima da cota de inundação.

Também há possibilidade de inundação em municípios localizados às margens dos rios Ibirapuitã, em Alegrete; Santa Maria, em Dom Pedrito e Rosário do Sul; Ibicuí, em Manoel Viana; e Quaraí, no município de Quaraí.

O que a população deve fazer?

A orientação da Defesa Civil é que moradores acompanhem os avisos oficiais e evitem áreas com risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos durante a passagem das tempestades. Motoristas também devem redobrar a atenção nas rodovias, principalmente em trechos sujeitos a acúmulo de água e bloqueios.

Com informações da Agência Brasil.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp