terça-feira, julho 21, 2026
InícioTEMPONível do Guaíba deve subir nos próximos dias e há risco de...

Nível do Guaíba deve subir nos próximos dias e há risco de alagamentos nas ilhas de Porto Alegre

MetSul Meteorologia alerta que a chuva nas bacias dos principais rios do Rio Grande do Sul deve provocar uma cheia de pequena a média intensidade


A MetSul Meteorologia alerta que o nível do Guaíba deve subir de forma significativa nos próximos dias devido ao grande volume de chuva registrado e previsto nas bacias dos rios que deságuam no lago, especialmente o Jacuí, Taquari, Caí, Sinos e Gravataí.

Segundo a análise, o aumento do nível não ocorre por causa da chuva que cai diretamente em Porto Alegre, mas pela elevação da vazão desses rios, cujas águas levam alguns dias para chegar à capital.

Qual é a previsão para o nível do Guaíba?

Na manhã desta terça-feira (21), o Guaíba marcava 0,96 metro na régua do Cais Central, no Centro Histórico de Porto Alegre.

- Continua após o anúncio -

Com a chegada da vazão dos rios, a expectativa é de que o nível se aproxime ou ultrapasse os 2 metros. Os primeiros alagamentos nas ilhas da capital costumam ocorrer quando a medição fica entre 2,10 e 2,20 metros.

Existe risco de uma enchente como a de 2024?

De acordo com a MetSul, não. A empresa afirma que está descartada a possibilidade de uma cheia semelhante às registradas em setembro e novembro de 2023 ou à enchente histórica de maio de 2024.

A previsão é de uma cheia de pequena ou, no máximo, média intensidade, sem risco para a região central de Porto Alegre. Os impactos devem se concentrar principalmente nas ilhas.

Quando o Guaíba deve atingir o pico?

Como o aumento do nível depende da água que desce pelas bacias hidrográficas, a maior elevação deve ocorrer entre o fim desta semana e o início da próxima.

Mesmo com a possibilidade de novas chuvas nesse período, os volumes previstos, até o momento, não indicam agravamento significativo. Além disso, não há previsão de vento sul intenso, fator que costuma elevar ainda mais o nível do Guaíba por represamento das águas.

Fonte: MetSul

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp