sexta-feira, julho 3, 2026
InícioTEMPOFrio intenso, geada e ressaca marcam o fim de semana em Santa...

Frio intenso, geada e ressaca marcam o fim de semana em Santa Catarina; veja a previsão


⚡ Em Resumo:

  • O que é: Previsão do tempo para Santa Catarina entre sexta-feira (3) e terça-feira (7)
  • Números/Dados: Mínimas abaixo de 0°C em áreas do Planalto Sul, máximas inferiores a 20°C no sábado e ondas acima de 3 metros em parte do litoral nesta sexta-feira
  • Onde: Todas as regiões de Santa Catarina, com destaque para o Grande Oeste, Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral
  • Quem afeta: Moradores, agricultores, motoristas, pescadores e navegantes, especialmente nas regiões com geada e ressaca

O fim de semana será de tempo firme e temperaturas baixas em Santa Catarina. Após a passagem da frente fria, uma massa de ar frio mantém o predomínio do sol entre nuvens, favorece a formação de geada em várias regiões e deixa o mar agitado no litoral. A chuva retorna entre segunda-feira (6) e terça-feira (7) com a chegada de uma nova frente fria.

Como fica o tempo em Santa Catarina nesta sexta-feira?

A sexta-feira (3) começou com chuva fraca e isolada no leste do estado, mas, ao longo da manhã, o tempo volta a ficar firme na maior parte de Santa Catarina. Apenas entre o Baixo Vale do Itajaí e o Litoral Norte ainda há maior presença de nuvens e possibilidade de chuva passageira.

As temperaturas permanecem baixas durante todo o dia. À noite, os termômetros ficam abaixo dos 5°C em grande parte do estado e as máximas não ultrapassam os 19°C. O risco é moderado para ocorrências relacionadas ao frio intenso.

- Continua após o anúncio -

Onde há previsão de geada no sábado?

O sábado (4) será de sol e poucas nuvens, com destaque para o frio nas primeiras horas do dia.

Há condições para geada em grande parte do Grande Oeste, Planaltos e em áreas do Vale do Itajaí. No Planalto Sul e nas regiões mais altas do Meio-Oeste e do Planalto Norte, as temperaturas podem ficar abaixo de 0°C. Nas demais áreas do Oeste e dos vales, as mínimas variam entre 0°C e 5°C, enquanto no litoral ficam entre 4°C e 12°C.

Durante a tarde, as máximas permanecem abaixo dos 20°C em todas as regiões.

Como será o domingo em Santa Catarina?

No domingo (5), o tempo continua estável, com predomínio de sol e poucas nuvens.

O frio ainda marca presença pela manhã, principalmente no Meio-Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí, onde as mínimas ficam entre 2°C e 7°C. Nas áreas mais elevadas, os termômetros podem registrar valores ainda menores.

À tarde, as temperaturas sobem gradualmente. No Oeste, Meio-Oeste e Litoral, os termômetros passam dos 20°C, enquanto no Extremo Oeste podem alcançar 24°C.

O mar continua agitado no litoral?

Sim. Nesta sexta-feira, o vento do quadrante sul mantém o mar bastante agitado em toda a costa catarinense.

As ondas variam entre 2 e 3 metros no Litoral Norte e ultrapassam os 3 metros no Litoral Sul e na Grande Florianópolis, com risco moderado a alto para ressaca e ocorrências relacionadas à agitação marítima.

No sábado e no domingo, as ondas diminuem, mas seguem entre 2 e 2,5 metros entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, mantendo o risco moderado para navegantes e atividades no mar.

Quando a chuva retorna a Santa Catarina?

A previsão indica mudança nas condições do tempo entre segunda-feira (6) e terça-feira (7).

A aproximação de uma nova frente fria deve provocar aumento da nebulosidade, chuva e temporais isolados em todas as regiões de Santa Catarina, encerrando o período de tempo firme observado durante o fim de semana.

Fonte: SECOM

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp