quinta-feira, agosto 21, 2025
InícioGERALTubarão ameaçado de extinção encalha em praia Catarinense

Tubarão ameaçado de extinção encalha em praia Catarinense

*Informações Diário Catarinense

Nesta quinta-feira (5), uma espécie de tubarão-martelo ameaçada de extinção apareceu na Praia do Ipuã, em Laguna. O animal foi recolhido pela equipe de campo da Udesc, e será encaminhado ao Museu Oceanográfico da Univali, em Balneário Piçarras.

Foto: Labazoo/Udesc

O tubarão, que tem mais de 2 metros de comprimento, chegou vivo à praia e se debateu até morrer. Segundo o pesquisador Jules Soto, curador do Museu Oceanográfico, trata-se de um exemplar de phyrna lewini, uma das espécies de grandes tubarões-martelo que ocorrem no Brasil.

- Continua após o anúncio -

“São no total seis espécies registradas na costa brasileira. A que encalhou é uma espécie protegida” explicou.

Nem Soto, nem o professor Pedro Castilho, da Udesc, tinham notícia de um encalhe como esse em Santa Catarina. Banhistas tentaram salvar o animal, sem sucesso.

“É um animal selvagem, que demanda bastante cuidado na manipulação. Tem que manter uma certa distância” explicou Castilho.

Os pesquisadores vão agora tentar descobrir o que causou a morte do animal. Segundo Soto, se for uma fêmea é possível que tenha se aproximado da costa para dar à luz aos filhotes – um hábito da espécie.

O tubarão-martelo será embalsamado e colocado em exposição no novo museu que é projetado pelo Instituto Soto, em Florianópolis. O Instituto é proprietário de todo o acervo do Museu Oceanográfico.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp