sábado, maio 23, 2026
InícioTEMPOChuva avança em Santa Catarina e Defesa Civil alerta para risco de...

Chuva avança em Santa Catarina e Defesa Civil alerta para risco de alagamentos neste fim de semana

Sistema de baixa pressão mantém o tempo instável no estado, com chuva persistente e frio durante o fim de semana

Foto: Ricardo Wolffenüttel / Arquivo / SECOM

A chuva voltou a atingir Santa Catarina entre a noite desta sexta-feira (22) e a madrugada deste sábado (23), conforme havia antecipado a Defesa Civil do Estado. O sistema de baixa pressão que atua sobre a região mantém o tempo instável em diversas áreas catarinenses, principalmente entre o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul, onde há risco baixo a moderado para alagamentos e enxurradas pontuais.

De acordo com a Defesa Civil, os maiores acumulados de chuva nas últimas horas foram registrados em áreas do Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, com volumes entre 5 e 15 milímetros. O órgão informou ainda que a instabilidade deve continuar ao longo da madrugada e durante o sábado, favorecida pela circulação marítima provocada pelo sistema de baixa pressão.

As temperaturas seguem baixas em todas as regiões do estado. Nos pontos mais altos da Serra catarinense, os termômetros marcaram entre 5°C e 6°C durante a noite desta sexta-feira. Já nas áreas litorâneas, as temperaturas ficaram entre 14°C e 15°C.

- Continua após o anúncio -

Segundo a previsão meteorológica, a chuva persiste ao longo deste sábado em praticamente todas as regiões catarinenses, podendo provocar alagamentos pontuais, especialmente no Litoral. O tempo fechado também mantém o frio durante o dia, com máximas que não devem ultrapassar os 18°C na maior parte do estado. No Planalto Sul, as temperaturas podem ficar próximas dos 12°C durante a tarde.

No domingo (24), a instabilidade perde força gradualmente, mas ainda há previsão de chuva isolada e passageira em áreas centrais e no Litoral, principalmente entre a madrugada e o início da manhã. Apesar disso, o sol deve voltar a aparecer em alguns períodos do dia.

A Defesa Civil segue monitorando as condições climáticas e orienta a população a acompanhar os avisos meteorológicos oficiais, principalmente em regiões com histórico de alagamentos.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp