
Depois de mais de um ano internado, o pequeno Enzo recebeu alta hospitalar nesta segunda-feira (4), em São José dos Campos (SP), e iniciou uma nova etapa ao lado da família que decidiu acolhê-lo.
O menino nasceu em março de 2025 com apenas 25 semanas de gestação e pesando 742 gramas. Considerado prematuro extremo, ele precisou de cuidados intensivos desde os primeiros minutos de vida.
Internado no Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence desde o nascimento, Enzo foi diagnosticado com fenda palatina, lábio leporino e outras condições que comprometiam a respiração e a alimentação.
Após passar meses na UTI Neonatal, ele seguiu recebendo acompanhamento especializado na ala pediátrica da unidade.
Segundo o hospital, os pais biológicos se afastaram pouco tempo após o nascimento, alegando não ter condições de assumir os cuidados da criança.
Foi durante esse período que o enfermeiro coordenador da Pediatria, David Ribeiro, criou um forte vínculo afetivo com o bebê. Sensibilizado com a situação, ele ingressou na Justiça com um pedido de guarda em novembro do ano passado.
A guarda provisória, válida por 180 dias, foi concedida na última semana com a concordância dos pais biológicos.
Para receber Enzo em casa, David e a esposa Priscila, que também é enfermeira, prepararam toda a estrutura necessária para dar continuidade aos cuidados médicos, incluindo suporte de oxigênio e acompanhamento especializado.
A história comoveu profissionais da saúde e ganhou repercussão pela demonstração de acolhimento e solidariedade.







