
Na tarde desta sexta-feira (20), a sala de reuniões da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), no Condomínio CESEC, recebeu Cláudio André Neves, analista de infraestrutura do DNIT, que acompanhado do deputado federal oestino Pedro Uczai (PT), explanou a integrantes do Centro Empresarial Chapecó (CEC) as últimas informações sobre o projeto de duplicação da BR-282.
Estiveram na reunião os presidentes do CEC, Helon Rebelatto; e da ACIC, Carlos Roberto Klaus; além de dirigentes de outros sindicatos e associações empresariais de Chapecó e de Cordilheira Alta, incluindo o empresário Neloir Tozzo.
Parte técnica
Cláudio apresentou em que pé está o projeto de duplicação, que foi contratado no ano passado: “Ele tem um cronograma a acontecer, já foram feitos os estudos iniciais, toda a parte de estudo de tráfego, topografia bem avançada com helicóptero e supercâmera. Foi feita também os estudos ambientais de áreas atingidas pela parte ambiental, a parte de hidrologia, sondagem geológica e de pavimento, toda a parte básica para fazer o projeto”.
O analista afirma que porque o projeto é muito complexo e bem elaborado, e atualmente está no estudo de traçado, onde é decidido como a rodovia vai ser feita e por onde ela vai ser feita: “Agora vamos saber onde vai ter marginais, onde vão ter os viadutos, onde vão ter as pontes, passarelas, isso está sendo definido agora. A gente está em conversa com as prefeituras para ver as necessidades, para tentar adequar o que a gente está fazendo à necessidade da população”.
Após a conclusão dessa etapa, virão os projetos executivos: “Essa etapa contempla a geometria, as curvas, as superelevações, os projetos de drenagem e de segurança viária e a sinalização. Depois do projeto executivo finalizado, daí você faz a contratação da execução da obra. Tem uma questão de gestão, e de ver se existe o recurso no momento, além de definir os lotes prioritários da obra, porque são projetos muito grandes. Você pega o trecho de Irani até Chapecó, dá 90 km, você pega de Chapecó até São Miguel do Oeste, vai dar 115 km, então com certeza vão ser particionados em lotes esses trechos, para que os projetos prioritários sejam executados com mais celeridade”, finalizou Cláudio.
Parte política
Pedro Uczai afirmou que a BR-282 não possui obras incluídas no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), e deixou claro que, assim como os empresários expressaram na reunião, quer que a duplicação da rodovia comece pelo lote entre Chapecó e Irani. Ele também reforçou o movimento de busca de recursos para a construção do novo trevo do Irani.
O objetivo do deputado federal é incluir a duplicação da BR-282 no PAC para garantir o início das obras, que conforme os prazos de execução dos projetos, e o trâmite licitatório, devem começar em até 24 meses, conforme cálculos do jornalismo da Condá FM, se houverem recursos garantidos por parte do Governo Federal.







