

A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu dois homens por posse ilegal de arma de fogo na quinta-feira (12), no município de Guatambu, no Oeste catarinense. A ação foi realizada pela Delegacia de Polícia de Fronteira de Guatambu, com apoio da Delegacia de Homicídios de Chapecó, após denúncia de ameaças e ostentação de armas em aplicativo de mensagens.
A investigação teve início na quarta-feira (11), quando uma pessoa procurou a Delegacia de Polícia de Guatambu relatando estar sendo ameaçada por um homem de origem venezuelana. Segundo o registro, o suspeito exibia armas de fogo em seu perfil no WhatsApp e afirmava já ter cometido um homicídio, além de insinuar que poderia matar novamente. A ameaça teria sido acompanhada de menções a um crime ocorrido no bairro Efapi, em Chapecó.
Com as informações, as equipes de Guatambu compartilharam dados com a Delegacia de Homicídios de Chapecó e constataram semelhanças entre o suspeito e o autor de um homicídio registrado em novembro de 2025 no bairro Efapi. Diante dos indícios, os policiais se deslocaram até Guatambu para diligências conjuntas.
Na manhã de quinta-feira (12), durante buscas na residência do investigado, os policiais localizaram duas armas de fogo. No quarto do suspeito foi apreendida uma pistola com carregador estendido e numeração suprimida, arma semelhante à exibida nas imagens do aplicativo. Em outro cômodo do imóvel, foi encontrada uma garrucha, cuja posse foi assumida por um segundo homem que estava no local.
Os dois suspeitos foram encaminhados à Central de Plantão Policial de Chapecó e autuados em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Em depoimento, ambos admitiram a posse das armas, mas negaram qualquer participação no homicídio ocorrido em Chapecó. As armas e demais materiais apreendidos serão periciados e a investigação segue para apurar o contexto das ameaças e eventuais conexões com outros crimes.
A Polícia Civil reforça que informações podem ser repassadas de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181.













