
Um homem de 29 anos morreu afogado na manhã desta terça-feira (11) na Lagoa da Barra, em Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina. A vítima, identificada como G. C. de S., natural de Guaramirim, desapareceu após submergir enquanto nadava em uma área sem monitoramento de guarda-vidas. O corpo foi localizado no fim da tarde por mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
De acordo com os bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 9h25, na Rua Armando Petreli, no bairro Quinta dos Açorianos. A guarnição do OBM de Barra Velha foi acionada via COBOM para atendimento de afogamento em água doce, com confirmação de óbito.
No local, a esposa da vítima relatou que o homem caminhou sobre uma bancada de areia em direção a algumas aves e, ao retornar, entrou na água nadando em direção à família. Em determinado momento, ele conseguiu ficar em pé, com a água na altura da cintura, e voltou a nadar. Pouco depois, passou a pedir por uma boia.
Enquanto um familiar se deslocava para buscar um cooler para auxiliá-lo na flutuação, o homem submergiu e não foi mais visto. O posto de guarda-vidas da área estava desativado no momento da ocorrência. O posto ativo mais próximo ficava na Praia Central, a cerca de 7 quilômetros do local.
As buscas foram iniciadas pelo Corpo de Bombeiros e contaram com a atuação da equipe de mergulhadores do CBMSC. Após horas de trabalho, o corpo foi localizado por volta das 17h10, próximo ao ponto onde a vítima havia submergido. A área foi isolada para os procedimentos legais.
O Corpo de Bombeiros reforça o alerta para que banhistas evitem entrar em áreas não monitoradas e sigam as orientações de segurança, especialmente em lagoas e locais de água doce, onde o fundo pode apresentar desníveis e correntezas não perceptíveis.












