
Chapecó alcançou um marco histórico na área da saúde pública em 2025, com cerca de 1,3 milhão de consultas médicas realizadas ao longo do ano. Os dados foram divulgados pela Prefeitura e reforçam a posição do município como referência no Sistema Único de Saúde (SUS), com destaque para a qualidade do atendimento, estrutura e número de profissionais disponíveis para a população.
Atualmente, mais de 280 mil usuários estão cadastrados no SUS em Chapecó. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, somente na Atenção Primária foram realizadas 504.459 consultas médicas, incluindo atendimentos eletivos, queixas imediatas, avaliações, diagnósticos de novos quadros clínicos e acompanhamentos de doenças crônicas.
Já nos serviços de urgência e emergência, como o Pronto Atendimento da Efapi, UPA 24h e Centro Municipal de Atendimento Pediátrico, foram registradas 422.005 consultas. Conforme o secretário de Saúde, João Lenz, esses atendimentos envolvem casos agudos que exigem diagnóstico e tratamento imediato. “São situações de urgência e emergência, que demandam resposta rápida do sistema de saúde”, explicou.
Além disso, o município contabilizou 402.577 consultas especializadas, exames e terapias, bem como 107.159 atendimentos na Rede de Atenção Psicossocial. Ao longo do ano, também foram realizados 1.612.500 exames laboratoriais, distribuídos 78.828.425 medicamentos, promovidos 33.211 transportes de pacientes para atendimentos médicos, registrados 152.812 atendimentos odontológicos e realizadas 12.085 cirurgias eletivas.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, destacou que, além do volume de atendimentos, o município se sobressai nos indicadores de desempenho. Chapecó alcançou nota 9,27 no Previne Brasil, liderando a atenção básica em Santa Catarina e figurando entre os melhores do país. “O investimento realizado pelo município é grande. Nossa saúde é qualificada, com bons profissionais e uma ampla estrutura para atender os pacientes”, afirmou.
Nos últimos cinco anos, a Prefeitura ampliou significativamente a rede de saúde, com a inauguração de novas unidades nos bairros Esplanada, Colônia Cella, Jardim do Lago, Santo Antônio e Água Amarela. Também foram construídas novas unidades para substituir as antigas do São Cristóvão e Santa Maria, além de reformas nas unidades do São Pedro, Alta Floresta e Bormann. Atualmente, estão em andamento as obras das unidades do Paraíso e do Centro Integrado de Saúde da Efapi. “Isso mostra a preocupação que temos com o cuidado das pessoas”, concluiu o prefeito.










