quarta-feira, janeiro 28, 2026
InícioTEMPODefesa Civil alerta para temporais intensos e risco alto em Santa Catarina

Defesa Civil alerta para temporais intensos e risco alto em Santa Catarina

Instabilidades ganham força entre quarta e quinta-feira

Foto: Arquivo?SDC

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta meteorológico para a ocorrência de temporais com chuva intensa entre a tarde e a noite desta quarta-feira (28) e quinta-feira (29) em todo o estado. O aviso foi divulgado na manhã desta terça-feira (28) e aponta riscos moderados a altos para transtornos causados pelo mau tempo.

De acordo com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC/SC), a instabilidade é provocada pela formação de um sistema de baixa pressão no continente, que se desloca entre as regiões Sul e Sudeste do Brasil. A atuação desse sistema, somada ao calor intenso e à alta disponibilidade de umidade, favorece a formação de temporais em Santa Catarina.

Na quarta-feira (28), todo o estado permanece em observação para temporais isolados. O risco é considerado moderado para ocorrências como alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e destelhamentos.

- Continua após o anúncio -

Já na quinta-feira (29), os temporais tendem a se intensificar, com previsão de chuva intensa acompanhada por descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. As regiões do Grande Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis devem ser as mais afetadas. Para este dia, o risco é alto para alagamentos, enxurradas e destelhamentos, e moderado para quedas de árvores e danos à rede elétrica.

A Defesa Civil informa ainda que o sistema de baixa pressão deve se deslocar gradualmente para alto mar, onde pode se intensificar e dar origem a um ciclone extratropical nos próximos dias.

Diante do cenário, a SDC/SC reforça a importância de acompanhar as atualizações e alertas meteorológicos pelos canais oficiais. A recomendação é que, durante temporais, a população busque abrigo em locais seguros, evite permanecer próximo de árvores, placas, muros e postes em caso de ventos fortes e jamais atravesse ruas alagadas ou pontes submersas.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp