
A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) apreendeu um veículo e uma carga de vinhos estrangeiros avaliados em aproximadamente R$ 120 mil na noite desta segunda-feira (12), por volta das 21h45, na SC-155, em Abelardo Luz, no Oeste de Santa Catarina. Dois homens foram abordados e responderão, em tese, pelo crime de descaminho.
A ocorrência foi registrada no km 0,050 da rodovia, durante rondas realizadas por uma guarnição do 9º Posto da PMRv de Bom Jesus. Os policiais visualizaram um Chevrolet Onix, com placas de Curitiba (PR), transitando em alta velocidade e com a traseira visivelmente baixa, o que levantou suspeita.
Após consulta aos sistemas, foi constatado que o automóvel pertencia a uma empresa de locação de veículos. Diante do indício de transporte de ilícitos, a guarnição realizou o acompanhamento e a abordagem. O carro era conduzido por um homem de 25 anos, tendo como passageiro o pai, de 43 anos.
Durante a abordagem, os policiais já conseguiram visualizar caixas de vinho sobre o banco traseiro. Em vistoria completa no veículo, foi encontrada uma grande quantidade de caixas de vinhos de diversas marcas, todos de origem estrangeira. Questionados, os envolvidos relataram que a mercadoria pertencia metade a cada um.
Em nova consulta aos sistemas informatizados, a PMRv constatou que ambos os abordados possuem diversos registros de processos junto à Receita Federal do Brasil relacionados ao perdimento de mercadorias, caracterizando reincidência.
Diante da situação, a guarnição entrou em contato com a Receita Federal, que orientou pela apreensão da mercadoria e do veículo, uma vez que os vinhos estavam acima da cota permitida e os envolvidos já haviam sido autuados anteriormente por fatos semelhantes.
A carga e o automóvel foram lacrados e encaminhados à Receita Federal de Chapecó para os procedimentos cabíveis. O boletim de ocorrência foi confeccionado no local, e o caso será apurado com base no artigo 334 do Código Penal Brasileiro, que trata do crime de descaminho.












