
Santa Catarina terá uma semana típica de verão, com calor intenso e a ocorrência frequente de temporais, principalmente entre as tardes e noites, conforme nota meteorológica divulgada nesta segunda-feira (12) pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil do Estado. A combinação de altas temperaturas e umidade favorece a formação de instabilidades em todas as regiões.
De acordo com a Gerência de Monitoramento e Alerta (GEMAL), as manhãs e parte das tardes devem ter tempo mais estável, com sol entre nuvens. No entanto, o calor acumulado ao longo do dia contribui para a formação de temporais, inicialmente concentrados do Meio-Oeste ao Litoral, mas que passam a atingir todo o estado a partir de quinta-feira (15).
Nesta segunda-feira (12), o dia começou com tempo instável e temporais isolados, especialmente no Norte catarinense. Ao longo do dia, o sol aparece e as temperaturas sobem, mantendo condições para novos temporais entre a tarde e a noite no Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Planaltos e Litoral. As áreas com maior risco ficam no Litoral Norte, Planalto Norte e Médio e no Médio e Baixo Vale do Itajaí, onde há possibilidade de alagamentos, enxurradas, além de vendavais e granizo de forma localizada.
Entre terça-feira (13) e quinta-feira (15), a presença de áreas de baixa pressão, aliada ao calor e à umidade, intensifica os temporais entre as tardes e noites. No litoral, a chuva pode ocorrer de forma persistente e intensa durante as madrugadas, principalmente entre quarta e quinta-feira, em função da circulação marítima.
Na sexta-feira (16), o avanço de uma nova frente fria volta a aumentar a instabilidade, com previsão de temporais isolados em todas as regiões do estado. A chuva pode ocorrer de maneira pontualmente intensa, acompanhada de rajadas de vento e granizo.
Em relação às temperaturas, a semana será marcada por calor em todo o território catarinense. No Litoral e no Vale do Itajaí, as mínimas variam entre 19°C e 24°C, enquanto as máximas ultrapassam os 30°C no Oeste, Vale do Itajaí e Litoral entre terça e sexta-feira.
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil reforça a importância de acompanhar diariamente os boletins, avisos e alertas meteorológicos, que passam por constantes atualizações conforme os modelos de previsão do tempo.







