quarta-feira, dezembro 31, 2025
InícioPolítica e CotidianoLula termina 2025 perdendo força nas pesquisas eleitorais após chegada de Flávio...

Lula termina 2025 perdendo força nas pesquisas eleitorais após chegada de Flávio Bolsonaro

Confira a coluna do jornalista André de Lazzari

Foto: Grupo Condá de Comunicação

O instituto AtlasIntel realizou mais uma rodada da pesquisa Latam Pulse entre os dias 10 e 15 de dezembro. Divulgado antes do Natal, o levantamento ouviu mais de 18 mil pessoas em todo o país sobre temas políticos e eleitorais. A manchete da pesquisa para a disputa pelo Palácio do Planalto em 2026 é de que, desde que Flávio Bolsonaro (PL) foi anunciado como o indicado do pai, Jair Bolsonaro (PL), para ser o candidato da direita à Presidência da República, o presidente Lula (PT) perdeu força. A margem de erro das pesquisas é de um ponto percentual para mais ou para menos.

No cenário 1, em que estariam na disputa Lula, Flávio, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ronaldo Caiado (União), Ratinho Júnior (PSD), Romeu Zema (NOVO) e Renan Santos (Missão), Lula chega aos 48,9% dos votos válidos, Flávio marca 21,7%, Tarcísio marca 15,3%, Caiado teria 4,5%, Ratinho Júnior teria 4,2%, Zema teria 3,1% e Renan faria 2,4%. No cenário 2, sem Tarcísio e com os demais candidatos anteriores, Lula chega aos 49,7% dos votos válidos, Flávio marca 30,3%, Caiado teria 7,4%, Ratinho Júnior teria 5,3%, Zema teria 3,9% e Renan faria 3,3%.

Entretanto, no cenário 3, com Tarcísio no lugar de Flávio e com os demais candidatos anteriores, Lula chega aos 52,6% dos votos válidos, Tarcísio marca 30,5%, Caiado teria 5,9%, Zema teria 4,1%, Ratinho Júnior teria 3,7% e Renan faria 3,2%. Já no cenário 4, com Michelle Bolsonaro no lugar de Flávio e com os demais candidatos anteriores, Lula chega aos 50,2% dos votos válidos, Michele marca 30,9%, Caiado teria 7,7%, Zema teria 4%, Ratinho Júnior teria 3,7% e Renan faria 3,2%.

- Continua após o anúncio -

No cenário 5, sem ninguém da família Bolsonaro nem Tarcísio, Lula chega aos 54,5% dos votos válidos, Caiado teria 18,2%, Zema teria 13,1%, Ratinho Júnior teria 10,1% e Renan faria 4%. Por fim, no cenário 6, com Fernando Haddad no lugar de Lula, Tarcísio no lugar de Flávio e com os demais candidatos anteriores, Haddad chega aos 48,8% dos votos válidos, Tarcísio marca 31,7%, Caiado teria 6,8%, Zema e Ratinho Júnior empatam com 4,6% cada e Renan faria 3,6%.

Lula ganha em todos os cenários de 2º turno, mas já não garante vitória em 1º turno no cenário que envolve Flávio Bolsonaro. O atual presidente seria reeleito, se as eleições ocorressem nesse fim de ano, mesmo com uma desaprovação do desempenho dele maior do que a aprovação (50,7% X 48,8%), conforme a mesma pesquisa AtlasIntel. Quanto à avaliação de governo, 48,9% dos brasileiros afirmam que a terceira administração de Lula é ruim ou péssima, enquanto que 46,5% avaliam o governo como ótimo ou bom.

Recadinhos

  • Conforme os 18 mil entrevistados na Latam Pulse, o terceiro governo de Lula vem demonstrando um desempenho melhor do que o governo Bolsonaro em todos os setores, exceto responsabilidade fiscal e segurança pública.
  • Uma surpresa na avaliação da imagem dos líderes políticos na Latam Pulse: o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) é a liderança pública com maior imagem positiva no Brasil, sendo bem avaliado por 48% dos brasileiros.
  • Amanhã (1º), não publicaremos a coluna em função do feriado de Ano Novo. Eu, André de Lazzari, lhe convido para estarmos juntos na Condá FM a partir das 15h30 para a Retrospectiva 2025, ao vivo! Um espetacular 2026 para você!
  • Ação entre amigos “Chape na Série A”: Concorra a uma camisa do Verdão autografada por todos os jogadores que participaram do acesso! Compre seu número pelo site rifei.com.br/chapenaseriea
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp