terça-feira, dezembro 30, 2025
InícioPolítica e CotidianoJorginho Mello não é o melhor governador do Brasil, mas passa de...

Jorginho Mello não é o melhor governador do Brasil, mas passa de ano tranquilo

Confira a coluna do jornalista André de Lazzari

Foto: Grupo Condá de Comunicação

O instituto AtlasIntel promoveu, por mais um ano, o Ranking dos Governadores, uma pesquisa que entrevistou 201 mil brasileiros de todos os estados e do Distrito Federal para avaliarem os comandantes das 27 unidades federativas do país. No cômputo geral, o melhor governador do Brasil, novamente, é Ronaldo Caiado (União), governador de Goiás. Jorginho Mello (PL), governador de Santa Catarina, empatou em 5º lugar com o vizinho paranaense Ratinho Júnior (PSD).

Numa nota de 0 a 10, Caiado foi primeiro colocado com uma nota 8, seguido do 6,9 de Rafael Fonteles (PT), governador do Piauí. Em terceiro lugar está Helder Barbalho (MDB), governador do Pará, com a nota 6,6. Na quarta posição vem Mauro Mendes (União), governador do Mato Grosso, com a nota 6,5. Jorginho e Ratinho Jr. tiraram 6,3. Em comparação com 2024, Jorginho estava em 4º lugar, Mauro em 3º e Barbalho em 5º.

Em Santa Catarina, a AtlasIntel entrevistou 11.639 pessoas. Conforme a pesquisa, 59% dos catarinenses consideram o governo Jorginho ótimo ou bom, 21% consideram o governo regular e 26% consideram a administração ruim ou péssima. De 0 a 10, todos os entrevistados puderam dar notas para o desempenho do Governo do Estado em 15 áreas, e existem algumas em que Jorginho Mello “roda na prova”.

- Continua após o anúncio -

O atual governo “passa de ano” com nota 6,7 na Agricultura e na Segurança Pública, com nota 6,6 no turismo, cultura e eventos; com nota 6,4 na transparência, com nota 6,3 para o ambiente de negócios e a saúde, com nota 6,2 para a educação, e com nota 6,1 para a responsabilidade fiscal. O governo Jorginho “roda” com nota 5,9 nas obras públicas e na infraestrutura, com nota 5,8 no meio ambiente e na moradia, urbanização e saneamento, com nota 5,7 no combate à pobreza, com nota 5,5 no transporte público e com nota 5,4 nos impostos e carga tributária.

Na segurança pública, 56% dos catarinenses acharam o desempenho do Governo do Estado como ótimo ou bom, colocando Santa Catarina na 2ª posição do ranking nacional, apenas atrás de Goiás. Na educação, 58% dos catarinenses avaliam o Governo do Estado como ótimo ou bom, deixando Santa Catarina em 4º lugar do ranking nacional, atrás de Goiás, Piauí e Ceará. Na saúde, Santa Catarina foi o estado mais bem avaliado do país, com 55% dos habitantes do Estado avaliando o desempenho da Agronômica como ótimo ou bom.

Na transparência e no combate a corrupção, 55% dos catarinenses avaliam o Governo do Estado como ótimo ou bom, ficando na 2ª posição do ranking nacional, apenas atrás de Goiás. Na infraestrutura, 58% dos catarinenses acharam o desempenho do Governo do Estado como ótimo ou bom, deixando Santa Catarina em 3º lugar do ranking nacional, atrás de Mato Grosso e Goiás. No combate à pobreza, Santa Catarina foi o estado mais bem avaliado do país, com 53% dos habitantes do Estado avaliando o desempenho da Agronômica como ótimo ou bom, empatando com o Ceará.

Na responsabilidade fiscal, 56% dos catarinenses acharam o desempenho do Governo do Estado como ótimo ou bom, colocando Santa Catarina na 2ª posição do ranking nacional, apenas atrás de Goiás. No turismo, cultura e eventos, Santa Catarina foi o estado mais bem avaliado do país, com 60% dos habitantes do Estado avaliando o desempenho da Agronômica como ótimo ou bom, empatando com o Amapá.

No transporte público, 49% dos catarinenses acharam o desempenho do Governo do Estado como ótimo ou bom, colocando Santa Catarina na 2ª posição do ranking nacional, apenas atrás de Goiás e empatando com o Paraná. Na carga tributária, Santa Catarina foi o estado mais bem avaliado do país, com 45% dos habitantes do Estado avaliando o desempenho da Agronômica como ótimo ou bom.

Nas obras públicas, 59% dos catarinenses acharam o desempenho do Governo do Estado como ótimo ou bom, colocando Santa Catarina na 2ª posição do ranking nacional, apenas atrás do Mato Grosso e empatando com o Paraná. No meio ambiente, 55% dos catarinenses avaliaram o Governo do Estado como ótimo ou bom, colocando Santa Catarina na 2ª posição do ranking nacional, apenas atrás de Goiás.

Recadinhos

  • Na agricultura, 61% dos catarinenses avaliam o Governo do Estado como ótimo ou bom, deixando Santa Catarina em 4º lugar do ranking nacional, atrás de Goiás, Mato Grosso e Paraná.
  • No ambiente de negócios, 62% dos catarinenses acharam o desempenho do Governo do Estado como ótimo ou bom, colocando Santa Catarina na 2ª posição do ranking nacional, apenas atrás de Goiás.
  • Por fim, em moradia, urbanização e saneamento, 53% dos catarinenses avaliam o Governo do Estado como ótimo ou bom, ficando na 2ª posição do ranking nacional, apenas atrás de Goiás e empatando com o Paraná.
  • Ação entre amigos “Chape na Série A”: Concorra a uma camisa do Verdão autografada por todos os jogadores que participaram do acesso! Compre seu número pelo site rifei.com.br/chapenaseriea
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp