
O clima em Santa Catarina nos últimos dias de 2025 segue com forte influência do verão, com temperaturas elevadas, sensação de tempo abafado e condições favoráveis à formação de temporais por todo o estado. A Defesa Civil emitiu o boletim meteorológico nesta segunda-feira (29) que mostra um período instável, típico para a estação, com risco de chuva intensa, raios, rajadas de vento fortes e até queda de granizo.
Segunda-feira (29)
O dia começa com sol entre nuvens em grande parte de Santa Catarina e temperaturas elevadas, entre 30°C e 33°C nas maiores áreas urbanas e no Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Oeste. Já à tarde e à noite, o calor, a umidade e a circulação dos ventos favorecem a formação de temporais generalizados com raios e rajadas de vento que podem ultrapassar 70 km/h, principalmente entre a Região Metropolitana e o Litoral. Há risco alto para alagamentos e destelhamentos, com maior concentração de chuva nas áreas litorâneas.
Além disso, órgãos de monitoramento alertam que a combinação de calor intenso e umidade pode provocar tempestades fortes com chuva volumosa, descargas elétricas e granizo em todas as regiões do estado.
Terça-feira (30)
A terça-feira amanhece já com instabilidades e, a partir da tarde, a tendência é que os temporais se intensifiquem por toda Santa Catarina, impulsionados pelo calor e pela umidade disponível no ar. A atuação de um sistema de baixa pressão sobre a região costeira favorece a continuidade de chuvas fortes, com risco muito alto para alagamentos, queda de galhos, destelhamentos e outros transtornos. As temperaturas máximas chegam a cerca de 32°C.
Quarta-feira (31) – Véspera de Ano Novo
Na véspera de Ano Novo, o sistema de baixa pressão começa a se afastar para o alto mar, mas ainda mantém a atmosfera instável. A tarde e a noite podem ser marcadas por temporais intensos, acompanhados de raios, ventos fortes e granizo, além da continuidade do risco de enchentes e danos causados pelo vento. As máximas ficam em torno de 30°C a 34°C nas diferentes regiões de SC.
Tendência para o Ano Novo (1º e 2 de Janeiro)
A previsão indica que, tanto no primeiro dia de 2026 quanto no dia 2, o tempo continuará típico de verão: calor, umidade elevada e instabilidades. As manhãs começam com sol entre nuvens, mas o aquecimento ao longo do dia deve novamente favorecer pancadas de chuva e temporais à tarde e à noite em todas as regiões catarinenses, com risco de alagamentos e enxurradas pontuais.







