






A Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Xanxerê registrou, nesta segunda-feira (15), ocorrências pontuais provocadas por chuva intensa nos municípios de Marema, Xanxerê e Lajeado Grande. Apesar dos transtornos localizados, não houve registro de feridos, desabrigados ou necessidade de decretação de situação de emergência.
Em Marema, a chuva causou danos materiais em uma habitação, sem deixar pessoas desalojadas ou desabrigadas. O município não precisou abrir abrigos, solicitar Itens de Assistência Humanitária (IAH) nem emitir decreto.
No município de Xanxerê, a precipitação intensa registrada por volta das 16h provocou alagamento e interdição parcial e temporária da Rua General Osório. Também houve acúmulo de água sobre a pista da BR-282, nas proximidades do Posto 10. Além disso, foram registrados destelhamentos em duas residências e a queda de um muro. Não houve feridos e, conforme a Defesa Civil local, não será necessária a solicitação de IAH nem a emissão de decreto.
Já em Lajeado Grande, em ocorrência registrada anteriormente, a chuva intensa elevou o nível do Rio Jacutinga, que chegou a sair do leito na área central do município. Apesar do transbordamento, não houve danos em residências, vias públicas ou registro de pessoas afetadas.
As Defesas Civis Municipais atuaram de forma imediata, com resposta em nível local. A Defesa Civil Regional de Xanxerê segue acompanhando as ocorrências e monitorando as condições meteorológicas, mantendo atenção para possíveis novos eventos climáticos.




