A estátua da Liberdade localizada em frente à loja da Havan, em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, desabou na tarde desta segunda-feira (15) durante um forte temporal que atingiu a cidade. Segundo a Defesa Civil, as rajadas de vento ultrapassaram os 90 km/h. Apesar do impacto da queda da estrutura, não houve registro de feridos.
A informação foi confirmada pelo prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata. De acordo com ele, a área foi rapidamente isolada para garantir a segurança de moradores e motoristas que transitam pelo local. Imagens gravadas por populares mostram o momento e as consequências da queda do monumento, que é um dos símbolos da rede varejista.
Em nota, a Havan disse:
“NOTA À IMPRENSA
A Havan informa que a Estátua da Liberdade da megaloja de Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, caiu na tarde desta segunda-feira, 15, em decorrência de fortes rajadas de vento que causaram danos e prejuízos em toda região.
Na ocasião, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul havia emitido alerta vermelho, com registro de ventos superiores a 90 km/h.
Não houve feridos e danos a terceiros. A área foi imediatamente isolada, seguindo todos os protocolos de segurança, e a equipe de obras da empresa deve iniciar, nas próximas horas, os trabalhos para a retirada da estrutura.
A Estátua da Liberdade possui 35 metros de altura total. A parte que cedeu foi exclusivamente a estátua, com 24 metros de altura. A Havan esclarece que todas as suas estátuas contam com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e que, em Guaíba, a estrutura estava instalada desde a inauguração da megaloja, em 2020.
A empresa reforça que a prioridade é a segurança de clientes, colaboradores e da comunidade. Será realizada uma vistoria técnica para apurar as causas do incidente e definir as próximas medidas.”
Além de Guaíba, os temporais provocaram transtornos em outras cidades do Rio Grande do Sul. Há registros de granizo em Tio Hugo, destelhamentos em Cristal, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e Vera Cruz, além de alagamentos em Lajeado. Um alerta severo foi enviado para celulares de toda a Região Metropolitana por meio do sistema cell broadcast, utilizado em situações de desastres severos e extremos.





