
A CBF definiu nesta quinta-feira (11), durante o Conselho Técnico da Série A de 2026, duas das principais mudanças que vão alterar o cenário competitivo do futebol brasileiro já no próximo ano: a redistribuição das vagas para a Copa Libertadores e o aumento do limite de partidas para que jogadores possam trocar de clube dentro do Brasileirão.
A principal novidade é a alteração no número de classificados para a Libertadores via Brasileirão e via Copa do Brasil. A partir de 2026, a Copa do Brasil passará a oferecer duas vagas – campeão e vice –, enquanto o Brasileirão reduzirá de seis para cinco indicações. A CBF ainda avalia se a segunda vaga da Copa do Brasil será direta para a fase de grupos ou para a preliminar, além de estudar o que ocorrerá quando finalistas do torneio já estiverem classificados pelo desempenho na Série A.
Outra mudança relevante aprovada no encontro foi o aumento do limite de jogos antes que um atleta possa se transferir para outro clube da Série A. O número, antes de seis partidas, passará a ser 12 jogos, alteração viabilizada pela readequação do calendário por conta da Copa do Mundo de 2026.
Além das medidas estruturais, o encontro também trouxe ajustes operacionais para o próximo Brasileirão. O detalhamento da competição prevê início em 28 de janeiro, pausa após 18 rodadas por causa do Mundial e retorno em 22 de julho, com término em 2 de dezembro. A Comissão Médica da CBF também determinou que todas as partidas disputadas até o fim de março terão duas paradas técnicas obrigatórias para reidratação.
Os dirigentes dos clubes e federações elogiaram o encontro, destacando o caráter técnico, o diálogo e a abertura da nova gestão da CBF. Para o presidente da entidade, Samir Xaud, as medidas fortalecem o caminho de modernização do futebol brasileiro: “Debatemos temas importantes e tivemos a parceria de todos os clubes dentro dos objetivos que queremos de mudança”, afirmou.
Com as definições, o Brasileirão de 2026 se projeta como uma temporada de ajustes estruturais significativos, com impacto direto na disputa das competições nacionais e na corrida por vagas no principal torneio do continente.





